Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/17 às 16h47 - Atualizado em 30/10/18 às 11h47

Água é tema da competição de robótica no Sesi

COMPARTILHAR

Equipes do torneio terão que apresentar soluções para encontrar, transportar usar, descartar e reaproveitar os recursos hídricos.

 

(Brasília, 22/11/2017) – O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi) de Taguatinga receberá a etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL). Concorrem 15 equipes de estudantes de escolas públicas e privadas do DF, de Goiás e do Espírito Santo.

 

As três mais bem colocadas garantirão vagas no torneio nacional, em Curitiba, de 16 a 18 de março de 2018. A competição ocorrerá das 9h às 18h e será aberta ao público, com entrada gratuita, nos dias 24 e 25 de novembro (sexta-feira e sábado).

 

A hidrodinâmica foi escolhida pela FLL para os desafios da temporada 2017/2018. As equipes terão de apresentar soluções para a forma como a água é encontrada, transportada, usada ou descartada.

 

Para conquistar a vaga no torneio nacional, os times precisarão se destacar nas categorias Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values. As equipes integram até dez membros, de nove a 16 anos, e dois técnicos adultos.

 

No Projeto de Pesquisa, a equipe indica o problema e a solução inovadora sobre o tema. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes vão colocar os robôs feitos de Lego –previamente programados por eles – para cumprir missões em uma mesa com desafios comuns a todos os participantes. A categoria Design do Robô analisa o projeto visual de cada um e a Core Values (valores essenciais, em tradução livre) avalia se os alunos trabalham em equipe e sua capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico.

 

O Sesi-DF será representado por sete equipes – Legofield, Megazord e Lego of Olympus, da unidade do Gama; Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho; e Albatroid e Lions Boots, de Taguatinga. Será a primeira vez que o DF vai receber esta etapa da competição.

 

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica da FLL no Brasil. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares.

 

Nos últimos dois anos, o DF tem se destacado na competição. Em 2016 a equipe Legofield, do Sesi Gama, conquistou a inédita vaga em uma das etapas internacionais do torneio, disputada na Espanha. Neste ano, a equipe não só repetiu o feito como conseguiu o segundo lugar da categoria Champions Award, do Aberto Europeu de Robótica realizado em Bath, no Reino Unido.

 

No Distrito Federal, as três unidades do Sesi – Gama, Sobradinho e Taguatinga – oferecem a todos os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental a opção de estudar robótica. As aulas estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física e matemática.

 

FLL

O Torneio de Robótica é um programa de exploração científica para crianças e jovens de 9 a 16 anos. Foi criado em 1998 pela instituição estadunidense First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e pelo grupo dinamarquês Lego Education. O torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças Lego.

 

Serviço:

Etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL)

Data: 24 e 25 de novembro (sexta-feira e sábado)

Horário: Os competidores brasilienses vão estar disponíveis para entrevistas antes e durante a competição

Local: QNF 24 Área Especial – Taguatinga Norte