Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/19 às 13h08 - Atualizado em 31/05/19 às 12h06

Sistema de Prevenção e Combate aos Incêndios florestais do DF é homenageado pelo IBGE

COMPARTILHAR

O Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal ((PPCIF/DF) foi homenageado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo apoio na proteção e conservação da Reserva Ecológica do IBGE e entorno.

 

A placa de agradecimento foi entregue para a assessora especial da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Carolina Leite Queiroga Schubart, que coordena o PPCIF, durante solenidade comemorativa dos 83 anos do IBGE.

 

“Em nome do Grupo do PPCIF agradecemos imensamente ao IBGE pelo reconhecimento do nosso trabalho e à brigada de prontidão da Reserva Ecológica, exemplar nos seus esforços e parceria ao nosso grupo no combate aos incêndios florestais”, disse Carolina Schubart.

 

O Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal ((PPCIF/DF) tem como objetivo promover a articulação interinstitucional visando à otimização dos recursos humanos e materiais para execução do Plano de Ação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal.

 

O PPCIF/DF foi instituído pelo Decreto nº 17.431 de 1996, atualizado pelo Decreto nº 37.549, de 15 de agosto de 2016, sendo coordenado pela SEMA. O grupo é formado por técnicos de diversos órgãos, como o ICMBio, IBAMA, DER, CAESB, Aeronáutica, Marinha, CBMDF, JBB, IBRAM e IBGE, entre outros.

 

“É um orgulho imenso poder coordenar um grupo tão coeso e forte, como o Grupo Executivo do PPCIF. Poder trabalhar com diversas instituições – distritais, militares e federais -, é um aprendizado constante. Também é muito gratificante ver todos unindo esforços em prol da preservação do Cerrado no nosso Distrito Federal com resultados tão significantes na redução da área queimada”, explicou Carolina.

 

Reserva Ecológica do IBGE

 

Criada em 22 de dezembro de 1975, a Reserva Ecológica do IBGE está localizada na região centro-sul do DF, a 25 km do centro de Brasília, totalizando 1.391,25 hectares.

 

A Reserva compõe o mosaico de áreas protegidas do DF fazendo parte da Zona de Vida Silvestre da Área de Preservação Ambiental (APA) Gama e Cabeça de Veado e da Zona Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado.

 

A área abriga grande heterogeneidade de ecossistemas e fornece proteção para as mais de 4.000 espécies já inventariadas, com destaque para 55 espécies ameaçadas de extinção e cerca de 91 espécies endêmicas do bioma Cerrado.

 

Fonte: IBGE