Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/17 às 20h32 - Atualizado em 30/10/18 às 11h10

Termina ciclo regional da Conferência do Meio Ambiente

COMPARTILHAR

Lideranças e estudantes debateram os problemas da Bacia do Descoberto

 

(Brasília, 9/10/2017) – Com a presença dos estudantes de ensino médio e superior, e de professores do Instituto Federal  de Brasília no campus Samambaia, a pré-conferência regional do Meio Ambiente teve no sábado (7) uma maior qualificação e aprofundamento nas questões ambientais da região. A presença de lideranças das comunidades assegurou uma relevante representatividade nas discussões, segundo avaliaram os participantes.

A atividade marcou o fim do ciclo regional da Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017 – Cuidando das Águas. A fase distrital se realizará nos dias 24 a 26 de novembro com a presença dos delegados eleitos nas pré-conferências em São Sebastião, Gama, Planaltina, Estrutural, Plano Piloto e Samambaia.

“Quase mil pessoas participaram desse processo e assim estamos cumprindo a missão de promover a participação da sociedade no debate sobre a sustentabilidade no Distrito Federal”, avaliou o secretário de Meio Ambiente, André Lima. Com isso, fica também concluída a definição dos delegados de cada uma das bacias hidrográficas representadas nas pré-conferências regionais.

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam) e do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH). O texto-base prevê ainda que as propostas sejam encaminhadas para o Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente.

“Dos nossos 40 participantes, tivemos 90% de estudantes que apresentaram boas propostas de políticas públicas”, avaliou a subsecretária de Serviços Ecossistêmicos, Nazaré Soares. Ela foi facilitadora do eixo Biodiversidade e Cerrado. “Os participantes estão partindo de suas práticas ambientais no cotidiano para a elaboração de propostas”, observou Naiara Campos, facilitadora de Educação Ambiental.

O diretor geral do IFB Samambaia, professor Fernando Araújo, disse que alunos e professores manifestaram a satisfação com a realização da pré-conferência. “Para nós teve um significado especial já que aqui oferecemos o curso de Controle Ambiental”. Segundo ele, foi uma aula prática sobre o tema e foi mais proveitosa ainda em função das preocupações ambientais na região por causa dos parques de conservação e do debate sobre o aterro sanitário, instalado na região administrativa.

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611