Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/17 às 20h07 - Atualizado em 30/10/18 às 11h15

Virada do Cerrado 2017 terá comunicação colaborativa

COMPARTILHAR

Notícias

Objetivo é integrar e dar visibilidade as diversas atividades que acontecerão simultaneamente nas regiões administrativas do Distrito Federal. As pessoas podem se cadastrar para participar da cobertura pelo site do evento

(Brasília, 17/8/2017) – A edição de 2017 da Virada do Cerrado terá comunicação colaborativa, com o objetivo de integrar e dar visibilidade as diversas atividades que acontecerão simultaneamente nas regiões administrativas do Distrito Federal. O público alvo para participar deste processo são todas as pessoas que possuam o intuito de colaborar com o meio ambiente na sua cidade. Os estudantes da área de comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas, cinema, design, audiovisual, comunicação organizacional e fotografia) também são bem-vindos.

O secretário do Meio Ambiente, André Lima, afirmou estar com boas expectativas para a edição deste ano. “Tenho certeza de que teremos muitas pessoas mobilizadas e integradas com o evento”, assinalou.

Para a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, Gabriela Barbosa Batista, as cidades do Distrito Federal têm um papel importante na proteção e sensibilização da população pela água. “As regiões tem o poder de estimular soluções políticas e econômicas que garantam o desenvolvimento urbano e o crescimento das áreas verdes, com uma gestão participativa e inovações tecnológicas”, explicou.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), a comunicação colaborativa é uma forma de trazer o olhar das pessoas que estão participando das atividades. Quem estiver interessado em colaborar, pode acessar o formulário de inscrição clicando aqui.

Programação

A programação completa da Virada do Cerrado foi apresentada nesta quinta-feira (17) durante a sexta reunião do comitê criativo. A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, destacou que a ideia da comunidade é tornar o bairro sustentável até 2030. Eles estão organizando a segunda feira ambiental, que será realizada dentro da Virada.

O biólogo e colaborador da Virada, Lucas Miranda, destacou que em Taguatinga vai acontecer uma gincana de coleta de lixo. A Virada acontecerá simultaneamente em 25 regiões administrativas do DF.

Confira a programação completa clicando aqui.

Comitê criativo da Virada do Cerrado. Foto: Murilo Lins/Sema-DF. 

Colheita de sementes para corrida cuidando das águas

Na última terça-feira (15) uma equipe da Sema-DF recebeu 60 estudantes e professores das Escolas Waldorf Rudolf Steiner (São Paulo) e Moara (Brasília) na Universidade de Brasília (UnB) para promover a educação ambiental e coletar 2.000 sementes que serão entregues para quem completar a corrida cuidando das águas em 3 de setembro no Parque da Cidade. As inscrições serão abertas em breve.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema-DF, Juliana Pinto, explicou aos estudantes e professores o que é a Virada. “Nós pensamos em como poderíamos deixar um legado em Brasília que trouxesse uma consciência e sensibilização pelo bioma cerrado”, afirmou. “As atividades são de educação ambiental, mas também com uma pegada cultural e artística com shows, artesanato, envolvendo escolas e universidades”, ressaltou Juliana.

Lucas Miranda foi o coordenador da atividade e apontou que na UnB são encontradas árvores seculares como a copaíba, que deve ter entre 200 e 300 anos. “Aqui a gente se depara com muitas árvores típicas do cerrado, mas também existem as exóticas”, alertou. Miranda dividiu os estudantes em quatro grupos para eles poderem realizar a coleta.

Convite

O secretário do Meio Ambiente convidou todos os cidadãos do Distrito Federal para participar do momento de celebração com muitos shows, debates, arte, cultura, esportes e passeio. “É um momento muito importante de muita união, integração em prol da sustentabilidade do nosso cerrado e das nossas águas. É uma virada de consciência para que a gente consiga a cada ano melhorar as condições de vida de cada um em todo o Distrito Federal”, ressaltou o secretário.

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Secretário do Meio Ambiente, André Lima, durante a sua fala na reunião da Virada do Cerrado. Foto: Marcos Ramalho/Sema-DF.