Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/18 às 17h06 - Atualizado em 30/10/18 às 10h59

Virada do Cerrado: Comitê Criativo visita centros de triagem de resíduos sólidos do DF

COMPARTILHAR

A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF) promoveu na última quinta-feira (21), uma visita técnica com o Comitê Criativo da Virada do Cerrado em Centros de Triagem de Resíduos Sólidos do DF.  O Centro Provisório de Triagem e Recuperação de Resíduos no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e a Usina de Reciclagem e Compostagem da Ceilândia, foram os locais visitados.

 

“O objetivo é dar continuidade à formação do Comitê Criativo da Virada do Cerrado e inspirar os realizadores das atividades a qualificarem suas ações nas regiões”, diz Elisa Meirelles, subsecretária de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos da Sema.  A visita também  mostrou como está sendo executada a parte da gestão de resíduos sólidos no DF.

 

A servidora pública Maria de Fátima, que trabalha na administração regional de Samambaia, aprovou a iniciativa. Ela faz parte do Comitê Criativo da Virada do Cerrado. “Achei interessante a iniciativa e hoje tenho uma nova consciência sobre separar o lixo adequadamente. Vou começar a incentivar os moradores da minha quadra a adotarem essas medidas de separar o lixo corretamente”, diz Maria de Fátima.

 

No centro de triagem no SIA, os membros compreenderam o processo de separação do lixo para a reciclagem e a realidade dos catadores. “Temos catadores esperando resíduos melhores para trabalhar”, explicou Lúcia Fernandes, presidente da cooperativa Coorase, que opera em parceria com a cooperativa Coopernoise no local.

 

Lúcia destacou também a importância da população separar o lixo adequadamente para facilitar o trabalho dos catadores e gerar emprego e renda, além da importância dos multiplicadores para implantar a coleta seletiva em cada região.

 

Já na Usina de Reciclagem em Ceilândia, os membros visitaram o museu do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que expõe objetos recolhidos por garis. Logo após, os participantes conheceram como é feito o processo de separação do lixo e a destinação para compostagem ou para o aterro sanitário. No mesmo local, um novo centro de triagem já esta sendo finalizado e será um exemplo e modelo para os próximos galpões.

 

 

 

Comitê Criativo visita centros de triagem de resíduos sólidos do DF