Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/18 às 16h03 - Atualizado em 11/06/18 às 16h05

Zoneamento Ecológico-Econômico do DF é apresentado em seminário do Ministério do Meio Ambiente

COMPARTILHAR

Do ZEE DF

 

Brasília (08/06/2018) – O Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF) esteve no seminário “O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, ocorrido ontem (07) em Brasília.

 

O evento, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente promovida pelo órgão e teve por objetivo reunir instituições envolvidas com ações de conservação, preservação e recuperação de bacias hidrográficas em situação de vulnerabilidade ambiental de todo o Brasil.

 

Maria Sílvia Rossi, Subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), falou sobre a questão dos recursos hídricos no Distrito Federal durante o painel para troca de experiências com outras quatro Unidades da Federação: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

Na ocasião, ela aproveitou para ressaltar a prioridade dada pelo ZEE-DF ao ciclo da água e sua manutenção no território. “O ZEE oferta, por meio de uma série de estudos técnicos, importantes subsídios para a revitalização das bacias hidrográficas localizadas no DF”, explicou Maria Sílvia, ressaltando, em especial, a relevância do mapa que trata das áreas de recarga de aquíferos. Outro ponto de destaque foi a importância da requalificação das cidades para que estas se tornem mais resilientes à água.

 

Durante a apresentação, foram citados outros critérios indicados pelo ZEE para a elaboração e implementação de um programa distrital de revitalização de bacias hidrográficas. “É fundamental compreender a infraestrutura ecológica e a ocupação humana sob a ótima dos riscos”, afirmou a Subsecretária.

 

Saiba mais

 

O seminário “O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas” ocorreu no âmbito da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (2018), que apresenta soluções para uma melhor gestão da água. Para ler mais sobre o evento, clique aqui.