Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/18 às 9h15 - Atualizado em 24/01/19 às 11h28

Zoológico de Brasília comemora 61 anos

COMPARTILHAR

Informações do ZOO

 

No dia 6 de dezembro, o Zoológico de Brasília completará 61 anos de idade. Inaugurada antes mesmo da Capital Federal, a instituição preparou uma programação especial para comemoração da data nos dias 8 e 9 de dezembro. O Zoo funcionará de 8h30 às 17h e os ingressos custam R$ 10 a inteira. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam R$ 5. Menores de 5 anos e pessoas com deficiência tem direito à gratuidade.

 

O Zoo realizará as seguintes atividades durante as comemorações do seu aniversário: Pé de livro, Converse com o Tratador, Um Dia de Arqueólogo, Que Pegada É Essa, jogos (jogo da memória, quebra-cabeça, trunfos, dominó e jogo de tabuleiro), exposição de fotos, leitura e contação de histórias, desenhos e pinturas, montagens de máscaras, peça teatral Metamorfose, além de interações com fantasias de animais do cerrado. Confira a programação completa.

 

Para o diretor-presidente do Zoológico, Gerson Norberto, “trata-se da comemoração de uma data importante, marcada pela evolução técnica e maturidade institucional do Zoológico de Brasília, que a cada dia apresenta novos serviços sociais e ambientais e se consolida como uma ferramenta para conservação”.

 

A primeira instituição ambientalista do Distrito Federal foi criada para abrigar a elefante Nely, que foi doada pelo embaixador da Índia e se tornou um dos animais mais marcantes da história da cidade. Na época, as atividades que deveriam ser desempenhadas pelos zoológicos não eram bem definidas e o objetivo principal era o entretenimento da população.

 

Atualmente, a gestão da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) atua com foco na conservação e educação ambiental. O Zoo desenvolve projetos conservacionistas de pesquisa e reprodução de espécies, manejos cooperativos nacionais e internacionais, além de promover a sustentabilidade. Também realiza resgates, reabilitações de animais silvestres, enviados para soltura e reintroduções realizadas pelos órgãos ambientais (Instituto Brasília Ambiental/Ibram e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/Ibama).

 

Programação Zoo 61 anos