Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/21 às 22h39 - Atualizado em 9/11/21 às 22h39

Ações pelo clima no DF são apresentadas na COP26

COMPARTILHAR

O encontro Governadores pelo Clima foi promovido pelo Centro Brasil no Clima, durante a COP26, em Glasgow, Escócia | Foto: Ascom/Sema-DF

 

As iniciativas do governo do Distrito Federal para enfrentar os efeitos das mudanças do clima foram destacadas nesta terça-feira, em Glasgow, Escócia, pelo secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho. No encontro Governadores pelo Clima, promovido pelo Centro Brasil no Clima, o secretário afirmou que o governo está empenhado em garantir à população da cidade e do seu entorno maior resiliência aos efeitos danosos da mudança do clima.

 

“Brasília, sob a liderança do governador Ibaneis Rocha, passou das intenções à elaboração e à implantação de políticas públicas concretas” , disse Sarney Filho, que representa o governador no evento mundial. Ele citou que no DF, como em todo país, as mudanças do clima preocupam, diante de recordes de temperatura, alteração do regime das chuvas e eventos climáticos extremos, como longas estiagens e tempestades que comprometem o funcionamento e a segurança da cidade.

 

“O Cerrado é um bioma gravemente ameaçado, que abriga a savana mais biodiversa do mundo e é o berço das águas do Brasil, com aquíferos que alimentam várias  de nossas maiores bacias hidrográficas. Além disso, já é a terceira cidade mais populosa do país e aquela que mais cresce, o que impõe desafios complexos de sustentabilidade”, ressaltou.

 

O secretário citou a importância de uma Estratégia de Enfrentamento às Mudanças do Clima no Distrito Federal. “Como base para esta política, a Secretaria do Meio Ambiente elaborou o inventário das emissões antrópicas por fontes e das remoções por sumidouros de gases de efeito estufa. O inventário é um instrumento fundamental para orientar a Gestão das Políticas sobre Mudança do Clima, oferecendo uma base qualificada de subsídios. Visa aumentar a transparência, com informações acerca das atividades econômicas”, informou.

 

Reconhecimento

 

O secretário disse, ainda, que os esforços empreendidos até agora colocaram Brasília entre as cidades que receberam do Global Covenant of Mayors for Climate & Energy (GCoM) a Medalha de Mitigação das Mudanças Climáticas, pelo estabelecimento de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O GCoM é um pacto global composto por mais de 10.500 governos locais de seis continentes, que representam mais de 900 milhões de cidadãos em todo o mundo.

 

União

 

Sarney Filho elogiou a iniciativa dos governadores de se unirem em busca de soluções para a adoção de políticas de defesa do meio ambiente e sustentabilidade. “Com a Carta dos Governadores, o Distrito Federal e os estados firmaram compromisso firme e engajado no combate à mudança do clima”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente