(Brasília, 17 de abril de 2024) – Dirigentes e técnicos da Caesb, Adasa, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF e Instituto Brasília Ambiental estiveram reunidos hoje (17), na sede da Caesb, em Águas Claras, para discutir ações integradas relativas à segurança hídrica do Distrito Federal. O encontro faz parte da preocupação constante do GDF em garantir a segurança do abastecimento de água da capital federal.
Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, esse encontro representa a importância da atuação conjunta dos órgãos do GDF para a promoção do desenvolvimento sustentável. “A Caesb recebeu hoje em sua Sede a Adasa, o Instituto Brasília Ambiental e a SEMA com o objetivo de manter a integração entre os órgãos responsáveis pelos recursos hídricos do DF, atendendo a determinação do governador Ibaneis Rocha de garantir a segurança hídrica e aumentar a disponibilidade de água para a população da capital”.
De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, “a reunião foi extremamente estratégica entre os órgãos do Governo do Distrito Federal que compõem o sistema de Recursos Hídricos. A transversalidade e o planejamento das ações garantem que o GDF possa enfrentar a emergência climática, resguardando nossos recursos hídricos”.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, também esteve presente no encontro. “A participação da SEMA, Caesb, Adasa e do Brasília Ambiental evidencia um entrosamento perfeito e a harmonia necessária entre os diversos órgãos públicos, preservando a independência de cada um. Essa cooperação é primordial para alcançar o objetivo comum de servir aos cidadãos”.
Segundo a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental, Marcela Versiani, é primordial o alinhamento do tema no Governo. “Considerando os múltiplos usos da água e a sua relevância em todo o meio ambiente, a apresentação do planejamento do uso deste recurso melhora a integração de todo o sistema na política distrital dos recursos hídricos”.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)