Governo do Distrito Federal
7/12/22 às 15h03 - Atualizado em 7/12/22 às 15h03

Comissão Distrital do Zoneamento Ecológico-Econômico realiza última reunião ordinária do ano

Instância é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente

 

 


 

A Comissão Distrital do ZEE-DF (CDZEE-DF) se reuniu, de forma virtual, na manhã desta terça-feira (7), para a 8ª Reunião Ordinária da instância. A reunião foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, cuja pasta é responsável pela coordenação do grupo.

 

Na pauta, a ordem do dia abordou pontos como a aprovação das Atas da 7ª Reunião Ordinária e 2ª Reunião Extraordinária, acompanhamento da Fase 2 do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), a contratação da implantação dos Módulos Especialistas e Big Data. Além do andamento da contratação do Painel de Indicadores do ZEE-DF, da Sala de Situação e de Capacitações da Fase 2 do SISDIA e avaliação sobre o primeiro quadriênio da Comissão. 

 

De acordo com o secretário Sarney Filho, é necessário buscar diversificar a base produtiva e aumentar a qualidade de vida conforme os objetivos instituídos na Lei que rege as áreas de desenvolvimento produtivo no Distrito Federal. “Essas são questões fundamentais para a mudança gradual do DF rumo à sustentabilidade, a partir do entendimento de que se trata de uma questão de estado e não de governo. E nós vamos ter que tratá-la assim”, afirmou.

 

A subsecretária de Gestão Ambiental e Territorial da Sema, Maria Silvia Rossi, fez uma explanação acerca do acompanhamento da implementação da Fase 2 do SISDIA: Módulos Especialistas e Big Data do SISDIA, iniciativas que estão em curso.

 

De acordo com ela, os trabalhos relativos a Fase 2 sua continuidade a partir do início do contrato com nova empresa, ainda este mês, com previsão de encerramento em maio de 2023, para a implementação dos módulos especialistas de Sustentabilidade Ambiental em Projetos (MESAP) e;  e-Normas (espacialização de legislação).

 

 

Sobre o Painel de Indicadores da Sustentabilidade, ela informou que a ferramenta será disponibilizada no prazo de três meses.

 

“Quanto às capacitações para as ferramentas do SISDIA, particularmente os módulos especialistas, estas estão previstas para fevereiro e março de 2023, envolvendo cerca de 40 profissionais de diferentes áreas de governo e de sociedade civil, com vista à formação de multiplicadores”, afirmou.

 

Os recursos são do Citinova, projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos do GEF e implementação do PNUMA, implementado no DF pela SEMA em parceira com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

 

Participaram da reunião representantes das Secretarias de Obras (SODF), de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Casa Civil, e Federações das Indústrias (Fibra) e de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF).

 

ZEE – Cabe ao ZEE orientar o planejamento, gestão e uso do território, aumentando a eficácia e a efetividade de planos, programas e políticas públicas e privadas.

 

CDZEE – É um colegiado consultivo e deliberativo formado por representantes de órgãos da Administração Direta do Distrito Federal, entidades diversas e sociedade civil, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF, com a finalidade de acompanhar, monitorar e avaliar a implementação do ZEE-DF.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente