Governo do Distrito Federal
8/03/23 às 17h36 - Atualizado em 8/03/23 às 18h38

Evento marca aniversário do JBB e o Dia Internacional da Mulher

Durante o evento foi feito o plantio de um ipê rosa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e assinado um Termo de Compromisso com a Universidade do Distrito Federal (UnDF) para a construção de um prédio no JBB da UnDF

 

 

 


 

O aniversário de 38 anos do Jardim Botânico de Brasília e o Dia Internacional da Mulher foram comemorados em cerimônia realizada nesta quarta-feira (8) no Salão de Exposições do Centro de Visitantes do JBB. O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, destacou a importância da celebração conjunta. “Assim como as mulheres precisam ser respeitadas e valorizadas, cada vez mais, o mesmo ocorre com o meio ambiente. Nesse desafio diário, talvez só os nossos netos, no futuro, terão a compreensão ampla do que foi construído”, afirmou o secretário.

 

Para isso, ele destacou, que será necessário um grande esforço transversal, envolvendo Sema, IBRAM, Adasa, JBB, outros órgãos de governo e a sociedade.

 

“Precisamos agora fazer o dever de casa. Dialogar de forma ampla para mostrar que Unidades de Conservação como o Jardim Botânico devem ser preservadas e convencer que o meio ambiente não se contrapõe ao desenvolvimento. Essa equação não é fácil, mas estou disposto a enfrentar o desafio e conto com o esforço de todos”, concluiu.

 

A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, falou de seu compromisso e de toda a equipe do Jardim Botânico. “Hoje é um dia muito especial. Trabalhamos com muito amor nessa missão, preservando 5 mil hectares de fauna e flora e mantendo o JBB como um dos três Jardins Botânicos Classe A do Brasil”, afirmou. Participaram do evento representantes de outros órgãos do governo.

 

Durante o evento foi feito o plantio de um ipê rosa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e assinado um Termo de Compromisso com a Universidade do Distrito Federal (UnDF) para a construção de um prédio no JBB da UnDF. Foi ainda entregue o Certificado Agente Ambiental aos colaboradores da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP-DF). Durante o evento foi feita a doação da obra Catedral do Cerrado produzida pela artista têxtil, Bianca Barbosa e realizada visita no Orquidário Margaret Mee, com entrega de presentes às mulheres.

 

Além disso, até hoje (9.3) estará aberta a exposição de bordados “Entrelinhas, bordado livre”. As bordadeiras do Entrelinhas reuniram trabalhos diversos que apresentam sua arte com referências que expressam “a diversidade da alma e do universo feminino”.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal