A subsecretária de Assuntos Estratégicos, Alessandra Andreazzi Peres, da Secretária do Meio Ambiente (Sema), está representando o Governo do Distrito Federal no Fórum do Comitê de Finança das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UN Climate Change), em Beirute, Líbano. O evento, que teve início nesta quinta-feira e segue até hoje (13/09), faz parte da agenda oficial da Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU, a COP 25, a ser realizada em novembro, em Santiago do Chile.
Alessandra teve a oportunidade de apresentar as iniciativas do Distrito Federal para atender, até 2060, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. “Destacamos os programas de sustentabilidade urbana e de mitigação às mudanças climáticas realizados no âmbito do Projeto CITinova – Cidades Sustentáveis, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Projeto Brasília Capital das Águas”, afirma.
De acordo com ela, o Distrito Federal se destaca cada vez mais nestes temas. “A nossa apresentação foi muito bem recebida, gerando discussões principalmente entre países da África, Ásia Ocidental e Europa Oriental, que demonstraram bastante interesse em conhecer mais as nossas iniciativas”, afirmou Alessandra.
Ao mesmo tempo, ela diz que para o GDF a troca de experiências também traz um aporte de informações. “É necessário conhecer e aprender com as iniciativas de outros países, para saber, por exemplo, como Sydney, na Austrália, e outras cidades de países com áreas de savanas, estão lidando com os desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade”.
O tema principal do Fórum, em 2019, é Financiamentos para o Clima e Cidades Sustentáveis. Participam 52 países, além dos que fazem parte da União Europeia.
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Meio Ambiente