Conhecido como Guto, é o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal. Com uma longa trajetória na defesa do meio ambiente e das causas sociais, ele enfrenta grandes desafios para tornar o DF mais sustentável. Entre suas prioridades estão os programas de enfrentamento das mudanças climáticas, a promoção da qualidade de vida nas cidades e no meio rural, o cuidado das unidades de conservação, parques, áreas verdes, recursos hídricos, resíduos sólidos, educação ambiental e proteção animal.
Guto já enfrentou momentos difíceis na defesa do meio ambiente, em especial, quando participava da implantação de uma unidade de conservação nos anos 90, e quase perdeu a vida em defesa deste importante patrimônio natural.
Com 55 anos, Guto é um sociólogo e gestor ambiental com experiência na área federal, exerceu o cargo de gerente nacional da Secretaria Nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, integrando o grupo de trabalho que deu origem ao Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável do Bioma Cerrado. Foi assessor especial da atual ministra Marina Silva, no Senado, entre outras funções. No DF, foi Secretário de Estado da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos, coordenando ações para corrigir desigualdades historicamente acumuladas. Respondeu, ainda, pela chefia de gabinete da Presidência da Câmara Legislativa do DF.