Governo do Distrito Federal
10/02/22 às 18h00 - Atualizado em 10/02/22 às 17h56

Já conversou com a Sema hoje?

A Ouvidoria/SEMA disponibiliza seus canais de comunicação por meio de telefone, e-mail e atendimentos presenciais para esclarecer aos cidadãos sobre o trabalho realizado pela Secretaria.

 

Você conhece a Ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente? A instância é responsável por receber sugestões, solicitações, elogios, reclamações, informações e denúncias relacionadas às atribuições da pasta. “Queremos convidar a comunidade a conhecer o trabalho que vem sendo coordenado e executado pela Sema”, afirma a ouvidora do órgão, Cristiane Longo Correia.

 

Entre as atribuições da Sema estão definir políticas; planejar; organizar; dirigir e controlar a execução de ações nas áreas de resíduos sólidos, recursos hídricos, proteção da biodiversidade, gestão do território, informações ambientais, qualidade ambiental, educação ambiental e áreas protegidas, visando ao desenvolvimento sustentável do DF.

 

A secretaria conta, ainda, com órgãos vinculados como a Agência Reguladora de Água e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e Jardim Botânico de Brasília. Além de presidir colegiados como os Conselhos do Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam-DF) e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF), o Fundo Único do Meio Ambiente (Funam-DF) e a Comissão Distrital do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (CDZEE-DF).

 

“A Ouvidoria é um espaço de comunicação entre o cidadão e o governo, que possibilita o registro de demandas sobre os serviços públicos prestados pelos órgãos”, explica Cristiane. Ela ressalta que além de canais de comunicação como telefone e endereço eletrônico, o contato pode ser feito também presencialmente, por meio de agendamento prévio.

 

Proximidade – Para a ouvidora, além de ser um canal de interação e envio de dúvidas ou reclamações, a ouvidoria também pode aproximar as pessoas interessadas, facilitando a busca por informações sobre projetos desenvolvidos. Entre os quais, ela cita as iniciativas voltadas à segurança hídrica, sustentabilidade de bacias, monitoramento da cobertura vegetal e identificação de áreas para formação de sumidouros de carbono e, ainda, ações nas áreas de clima e energia.

 

“Estas são ações que contam com apoio do CITinova, projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos do Global Environment Facility (GEF) e implementação pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No Distrito Federal, a execução é feita pela Sema, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)”, explica.

 

Como acessar:
 

www.ouvidoria.df.gov.br
Central 162
Agendamento prévio para atendimento presencial: ouvidoria@sema.df.gov.br