Governo do Distrito Federal
23/03/22 às 15h07 - Atualizado em 23/03/22 às 15h25

Lançamento do projeto de recuperação ambiental do Lago Norte acontece nesta sexta (25)

Para a parte norte da orla está prevista a recuperação de 40 hectares, sendo os recursos de R$ 1,2 milhão provenientes de compensação florestal.


 

 

O lançamento oficial do projeto Recupera Cerrado – Orla Norte do Lago Paranoá será realizado nesta sexta-feira (25), às 9h, no Parque Ecológico das Garças, localizado no Lago Norte. A iniciativa é uma continuação do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Danos nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Governo do Distrito Federal, que já recuperou 75 hectares na orla sul.

 

Para a parte norte da orla está prevista a recuperação de 40 hectares, sendo os recursos de R$ 1,2 milhão provenientes de compensação florestal.

 

O lançamento contará com a presença de representantes das entidades envolvidas no projeto. São eles: o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho; o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão; o diretor da Fundação Banco do Brasil, Roberto Benkenstein; e o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira.

 

O Recupera Cerrado é um projeto de recuperação ambiental da Orla Norte do Lago Paranoá, mediante o plantio de espécies do Cerrado. É uma realização do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e execução do Instituto Espinhaço.

 

O objetivo é garantir a segurança hídrica, a biodiversidade e o engajamento socioambiental integrado, com base nas ações de conscientização e preservação ambiental devido aos desgastes naturais e histórico de uso e ocupação.

 

 

Plantio Voluntário no sábado (26)

 

O projeto realizará ainda, ação de Plantio Voluntário no âmbito do Recupera Cerrado no sábado (26), das 8h às 11h, também no Parque Ecológico das Garças. A intervenção acontecerá em comemoração à Semana Mundial da Água e reunirá voluntários BB e comunidade interessada.

 

No local serão plantadas mudas de espécies do Cerrado e distribuídas sementes identificadas, a fim de evidenciar a diversidade de árvores nativas usadas pelo projeto.

 

Serviço

Lançamento do projeto Recupera Cerrado – Orla Norte do Lago Paranoá
Dia e hora: 25 de março (sexta-feira), às 9h.
Local: Parque Ecológico das Garças (Setor de Habitações Individuais Norte QL 15 – Lago Norte, DF).

 

Ação de Plantio Voluntário em comemoração à Semana Mundial da Água
Dia e hora: 26 de março (sábado), das 8h às 11h.
Local: Parque Ecológico das Garças (Setor de Habitações Individuais Norte QL 15 – Lago Norte, DF).

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente