Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/21 às 15h55 - Atualizado em 16/12/21 às 15h55

Sema e Instituto BrB discutem ações voltadas ao meio ambiente

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto BRB pretendem formalizar uma parceria para a atuação em conjunto em prol do desenvolvimento sustentável no Distrito Federal. Para discutir detalhes da iniciativa, o secretário Sarney Filho e a presidente da organização, Leila Cristina Costa Republicano, se encontraram, na manhã desta quinta-feira, (16/12). Também estavam presentes a diretora Ambiental, Franciana Pereira Coelho, a secretária executiva, Marília Marreco e a subsecretária de Assuntos Estratégicos, Márcia Coura, ambas da Sema.

 

Sarney Filho apresentou políticas públicas implementadas pela pasta, que podem ser contempladas por recursos do instituto para a ampliação do seu alcance. “Temos ações no que chamamos de Agenda Marron, como o trabalho voltado à implementação da coleta seletiva e ao apoio aos catadores de materiais recicláveis que tem no Complexo Integrado de Reciclagem (CIR), seu maior expoente e as que estão na Agenda Verde, voltadas à recuperação de áreas degradadas, córregos e nascentes, além de projetos de fomento à implantação e manutenção de agroflorestas”, explicou.

 

O secretário também elogiou a iniciativa do instituto e disse que durante sua participação na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, que ocorreu entre 31 de outubro e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia), percebeu uma presença maior bem como um protagonismo mais intenso de grandes empresas em defesa do meio ambiente, em relação a anos anteriores. “Temos essa tendência e, aqui no DF, não é diferente. Já realizamos trabalhos com o Banco de Brasília e poder também atuar junto ao instituto será muito importante”, ressaltou.

 

O objetivo do Instituto BRB, que completou quatro anos de atuação, é buscar modelos sustentáveis que promovam a transformação de realidades de pessoas e de ambientes. “Temos uma área de atuação ampla, com foco no social, cultural e ambiental. E viemos apresentá-la à Sema, bem como conhecer a atuação da secretaria, para abrir o canal de diálogo, definirmos um ponto focal para a interlocução e, em breve, podermos formalizar esse trabalho por meio de um termo de cooperação, por exemplo”, disse Leila Republicano.

 

Instituto BRB – É o agente social do Conglomerado BRB. Busca soluções inovadoras, capazes de transformar a vida de milhares de pessoas por meio de uma forma de atuar que privilegia o coletivo, tendo a empatia como norteadora das ações. Também desenvolve projetos nas áreas de educação e desenvolvimento humano, esporte e, parcerias e alianças estratégicas