Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/03/23 às 16h52 - Atualizado em 8/03/23 às 16h52

Sema participará do Seminário Internacional Grito das Águas

Evento debaterá em Brasília, nos dias 21 e 22 de março, a situação dos recursos hídricos no DF.

 

 


 

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema/DF) participará do Seminário Internacional Grito das Águas, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março, na Universidade de Brasília (UnB) e tem por objetivo debater o quadro em que se encontram os recursos hídricos no DF.

 

A confirmação da participação da Sema foi dada pelo secretário Gutemberg Gomes, durante reunião nesta terça-feira, 7, com representantes do Fórum em Defesa das Águas do DF, que estão coordenando o evento. A rede representa mais de setenta entidades que atuam no território do DF e Goiás (RIDE/DF), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

 

“A Secretaria está disponível para contribuir com esse importante debate da sociedade civil. A Sema participará dos painéis temáticos com os produtos e projetos de segurança hídrica que estamos desenvolvendo no DF, em parceria com o projeto CITinova. São modelos de sucesso para ser replicados pelo mundo”, ressaltou Gomes.

 

O evento, intitulado “Quando não escutamos o murmúrio das águas, elas gritam”, abordará o quadro em que se encontram os recursos hídricos no DF, na Serrinha do Paranoá, Águas Emendadas, Bacia do Descoberto, Chapada da Contagem, Rio Melchior, dentre outros. O Seminário produzirá, ainda, o manifesto “Grito das Águas do Distrito Federal.

 

“O DF é berço de centenas de nascentes. Em nosso território correm águas de sete bacias hidrográficas que contribuem para a formação das maiores bacias do Brasil e da América do Sul. Águas que são nossa vida, nosso alimento, nosso asseio, nossa paisagem. Precisamos ouvir o grito das águas”, destaca a organização do Fórum por meio da carta-convite apresentada por Pedro Ivo Batista, acompanhado dos demais coordenadores da instância, Lucinha Mendes, Marcelo Benini, Guilherme Pena Jaganu e Pedro Henrique Cunha.

 

O secretário recebeu também da Associação Alternativa Terrazul os documentos Carta da Terra e o Relatório Luz sobre os ODS de 2022.Também participaram do evento, a subsecretária Subsecretaria de Gestão Ambiental e Territorial Maria Sílvia Rossi, o subsecretário substituto de Gestão de Águas e Resíduos Sólidos, Glauco Amorim, e os assessores especiais Leonel Generoso e Tayane Meira.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal