Projetos-pilotos de remediação da área do antigo Lixão da Estrutural

Os projetos-pilotos implementados pela Secretaria do Meio Ambiente do DF, por meio do Projeto CITinova, tiveram o objetivo de fornecer subsídios ao governo do Distrito Federal no processo de tomada de decisão sobre as ações a serem adotadas para a remediação ambiental da área do antigo Lixão da Estrutural.

As atividades basearam-se no estudo Diagnóstico de Contaminação e Proposta de Remediação do Antigo Lixão da Estrutural, que indica a extensão da contaminação no ar, no solo, nas águas superficiais e subterrâneas, e apresenta soluções inovadoras para a remediação.

O estudo mostrou que a contaminação dos aquíferos situados em áreas sob influência do Lixão da Estrutural, a partir da formação de uma pluma de contaminação de chorume, é o principal impacto ambiental decorrente da disposição dos resíduos sem controle e sem medidas mitigadoras por seis décadas.

Projetos-pilotos:

• Estabilização de metais nos solos no antigo Lixão da Estrutural

A intenção foi minimizar os teores de metais pesados que costumam ocorrer em teores elevados em solos adjacentes a áreas de acumulação de resíduos sólidos. Foi aplicado pó do mineral de dolomita para elevar o pH dos solos e reter os metais biodisponíveis, de forma a limitar sua mobilidade e proteger os organismos que ocupam estes solos e suas adjacências. A partir dos resultados analisados antes e após a calagem, observou-se que o solo estava menos contaminado por metais pesados do que o esperado.

• Fitorremediação de solos contaminados

Dois dos projetos-pilotos foram baseados na fitorremediação, cujo conceito representa a propriedade de diferentes espécies vegetais de reter contaminantes dispersos nos solos. No experimento, foram realizados tipos de plantios para verificar a capacidade de retenção de metais por diferentes plantas, como Sorgo (Sorghum bicolor) e Girassol (Helianthus annuus), de ciclo curto e plantadas a partir de sementes.

Os resultados da fitorremediação foram bons em relação ao sequestro de metais nas espécies selecionadas. O método mostrou-se uma solução de baixo custo para descontaminação de solos com elevados teores de metais em comparação com as técnicas tradicionais.

• Estabilização da Pluma de Contaminação

Neste experimento, a ideia foi causar o rebaixamento do nível do aquífero e inverter o fluxo para que a porção que se acreditava contaminada não fluísse em direção às nascentes que ocorrem em áreas adjacentes ao antigo Lixão da Estrutural. A estabilização da pluma de contaminação de chorume se deu por meio da técnica de bombeamento e tratamento ou reinjeção dos efluentes.

Os solos em que foi feito o experimento não estavam contaminados por metais pesados e o método proposto mostrou um bom resultado para a retenção de outros metais pouco tóxicos.