Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

 
Os equipamentos eletroeletrônicos produzem lixo tóxico, volumoso e de reciclagem complexa. A maioria desses produtos contém substâncias tóxicas, como polímeros antichama e metais pesados, tais como mercúrio, chumbo e cádmio, os quais, além de contaminarem o meio ambiente, podem causar graves danos à saúde humana.

 

Por esta razão, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) exige a aplicação da logística reversa, por meio da responsabilidade compartilhada envolvendo fabricantes, importadores, distribuidores e consumidores.

 

Nesse sentido a SEMA assinou Acordo de Cooperação junto à Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) para a união de esforços para estruturação e implementação do sistema de logística reversa, levando em conta o recolhimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, gerados por usuários (consumidores, pessoas físicas) no DF, bem como sua destinação final ambientalmente adequada. A Abree ficará responsável por realizar toda a logística de coleta, transporte e destinação final ambientalmente adequada e, no DF, esse serviço será executado pelo operador local homologado pela associação, a empresa Zero Impacto. Fazem parte do sistema de coleta os 9 pontos de entrega voluntária disponibilizados pelo operador local (Zero Impacto), bem como a coleta domiciliar gratuita realizada pela mesma empresa.

 

Além de atender às exigências legais, a reciclagem dos componentes transforma o resíduo em matéria-prima, que retorna à cadeia produtiva, minimizando a extração de recursos naturais.

 

 

Como descartar seus resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos corretamente no DF?

 

  1. Procure um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo: https://www.sema.df.gov.br/pontos-de-entrega-voluntaria-pevs/
    *No link você encontra os pontos disponibilizados pelo acordo junto ao GDF, bem como outros pontos igualmente seguros para o descarte junto a outras instituições.
  2.  

  3. Ou agende gratuitamente sua coleta em domicílio (operador local: Zero Impacto).

 

Como funciona o agendamento da coleta?
 

  1. Acesse o link e preencha o Formulário de Coleta Gratuita: https://linktr.ee/zeroimpacto
  2.  

  3. Ou entre em contato por Whatsapp: (61) 3301-3584
  4.  

  5. Após o preenchimento do questionário, a empresa responsável entrará em contato para confirmar a data para a coleta.

Horário do agendamento:

  • 9h às 17h

 

Requisitos para coleta gratuita:

 

  • Acima de 30 Kg, qualquer produto eletroeletrônico ou eletrodoméstico;
  • Abaixo de 30 Kg, será realizada uma avaliação do produtos.