Decisões Sobre Autos de Infração

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente atua, por força do artigo 60 da Lei 41/1989, como instância de recurso às decisões do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) em processos administrativos decorrentes da emissão de autos de infração ambiental.

 

Lei Federal 10.650/2003 determina que deverá ficar disponível ao público a listagem com os “autos de infrações e respectivas penalidades impostas pelos órgãos ambientais”. A Sema publica aqui as decisões tomadas em função de recursos a ela direcionados, em atendimento à transparência e publicização de seus atos.

Recurso ao Conselho do Meio Ambiente (Conam) contra decisão do Secretário de Estado de Meio Ambiente em processo administrativo de infração ambiental
  • O cidadão pode recorrer, em segunda instância administrativa, contra auto de infração ambiental impetrado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
  • O recurso deve ser apresentado à Sema-DF. Após a análise, o Secretário de Estado do Meio Ambiente emite uma decisão.
  • Caso a pessoa física ou jurídica contra a qual foi lavrado o auto de infração ambiental discorde da decisão da Sema-DF, poderá recorrer ao Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam).
  • O prazo para interpor o recurso é de cinco dias corridos da data em que recebeu a notificação por correio.
  • O recurso deve indicar o número do processo a que se refere e ser protocolado no Térreo SBN – Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco K, Edifício WAGNER. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70040-976. CAIXA POSTAL Nº 9596.

 

Maiores informações na Assessoria Jurídico Legislativa (AJL)

 

Decisões

Decisões de 2023

 

Decisões de 2022

 

Decisões de 2021

 

Decisões de 2020

 

Decisões de 2019

 

Decisões de 2018

 

Decisões de 2017

 

Decisões de 2016

 

Pareceres de 2015 – Assessoria Jurídico Legislativa – Extrato Anual de 2015