Gt Brasília Solar
O Grupo de Trabalho Brasília Solar foi criado no dia 8 de maio de 2015 e vem trabalhando desde então para a construção coletiva do Programa Brasília Solar. O GT Brasília Solar conta com a adesão de órgãos de governo, como Secretarias de Estado e Coligadas (45%), Empresas do Setor Privado e Institutos relacionados à cadeia de energia solar fotovoltaica (35%), Organizações da Sociedade Civil, Redes da Sociedade Civil e Universidades (20%).
Participam do GT Brasília Solar os seguintes órgãos de governo e autarquias:
SEMA – SEPLAG – SECTI – SEDS – SEDF – SETUR – SEAGRI – SEGETH – SETRAB – SSP DF – Casa Militar – Casa Civil – CEB IBRAM – TERRACAP – NOVACAP – CAESB – CODEPLAN – SLU – SINESP – RA LAGO SUL – RA LAGO NORTE – ZOOLÓGICO CGEE – CORREIOS.
Participam do GT Brasília Solar as seguintes organizações da sociedade civil, redes e academias:
WWF BRASIL – GIZ / IDEAL – GREENPEACE FRENTE POR UMA NOVA POLÍTICA ENERGÉTICA – FÓRUM MUDANÇA CLIMÁTICA E JUSTIÇA SOCIAL – UNB – IFB.
Participam do GT Brasília Solar as seguintes empresas do setor privado e institutos associados:
VOLTAICA BRASIL SOLAIR AMBIANCE – SOLARIN – ECOARENAS – S4SOLAR BRASIL – I9 SOLUÇÕES – FRENGE
ABSOLAR INSTITUTO TESLA – FIBRA.
Consulta pública
Ficou aberta no período de 15 de janeiro até 15 de fevereiro de 2016 a consulta pública sobre o programa Brasília Solar. O objetivo foi consultar a população sobre a minuta que prevê a implantação de energia fotovoltaica (que utiliza placas para converter luz solar em energia elétrica). Com a participação da sociedade, o documento será sistematizado pelo GT Brasília Solar.
Na primeira parte, a carta-consulta apresentou um breve histórico do grupo de trabalho Brasília Solar, instituído pelo Governo do Distrito Federal em 2015. Abordou o contexto de mudanças climáticas e os impactos na matriz elétrica no Brasil e no DF.
O documento apontou ainda a energia solar como alternativa e Brasília com um grande potencial na geração de energia fotovoltaica. Apresentou sugestões de incentivos por algumas linhas de financiamento e isenções fiscais possíveis.
Na segunda parte, apresentou as diretrizes, objetivos, metas e recomendações gerais do programa. Nessa parte, principalmente, foi recebido contribuições da população com sugestões.
Carta-Consulta do Brasília Solar
Anexos
Lista de Presença da Reunião do dia 08/05/2015
Lista de Presença da reunião do dia 27/07/2015
Lista de Presença da Reunião do dia 29/07/2015
Lista de Presença da Reunião do dia_06/11/2015
Lista de Presença da Reunião do dia 19/11/2015
Lista de Presença da Reunião do dia 07/06/2015
Mecanismos de Suporte Para Inserção da Energia Solar
Portarias
Portaria conjunta Sema-Sedestmidh – Acordo de cooperação técnica para capacitação de pessoas especializadas em instalação e manutenção de placas fotovoltaicas