A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e representantes da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) e da Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP) discutiram, nesta quinta-feira (04), ações previstas pelo Projeto BNDES, Contrato de Colaboração Financeira Não Reembolsável, celebrado entre o Governo do Distrito Federal e o BNDES.
Uma das ações do projeto trata da construção de duas Centrais de Triagem e Reciclagem (CTR) e da Central de Comercialização de materiais recicláveis (CC), com previsão da conclusão das obras para o mês de agosto. A OCDF e a CENTCOOP abordaram possibilidades de pleitear adequações nos equipamentos previstos para as Centrais de Triagem e de Comercialização de materiais recicláveis para melhor atendimento ao empreendimento.
O subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Sema, Jair Tannús Júnior, reafirmou o comprometimento do órgão com a OCDF e com as Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis no processo de participação e implementação da Política Distrital de Resíduos Sólidos.
Aprimoramento
A OCDF apresentará à Sema uma proposta para atuar estrategicamente no aprimoramento do processo produtivo da cadeia da reciclagem, envolvendo as cooperativas de catadores, objetivando a minimização dos danos ambientais, agregação de valor final aos materiais recicláveis, geração de receitas e melhoria da renda dos trabalhadores.
O subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos enfatizou a importância da verticalização da produção e agregação de valor aos materiais recicláveis que propiciam abertura a novos mercados garantindo ampliação de receitas das organizações de catadores e consequente aumento da renda dos trabalhadores.
Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)
Assessoria de Comunicação Social