Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/20 às 21h52 - Atualizado em 8/03/20 às 21h59

Jardim Botânico de Brasília lança Selo e Carimbo Comemorativo em parceria com os Correios

COMPARTILHAR

 

O encerramento das comemorações dos 35 anos do Jardim Botânico de Brasília ocorreu nesse domingo com lançamento do Selo e Carimbo Comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os Correios.

 

O material faz uma releitura do Selo lançado na inauguração do JBB, em 1985, e exibe imagens da fauna e da flora do Cerrado. O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e as flores do Pequizeiro (Caryocar brasiliense) e dos Paepalanthus foram as estampas escolhidas para os produtos. O Carimbo ficará disponível nas agências dos Correios durante os próximos 30 dias e, depois, seguirá para o museu do órgão para consulta de filatelistas e visitantes. Os selos serão usados no envio de correspondências. Veja as imagens abaixo.

 

“Agradeço aos Correios, pela preciosa parceria no lançamento. No selo pensamos em manter a flor do pequizeiro, árvore símbolo do JBB e incluímos a imagem do lobo-guará para representar a área da Estação Ecológica”, explicou a diretora-executiva do Jardim Botânico de Brasília, Aline De Pieri.

 

“Em uma época em que a tecnologia tem dominado a vida das pessoas, a filatelia se sobressai por deixar registrado na história momentos significativos para pessoas e instituições”, enfatizou o superintendente estadual dos Correios, Luis Fernando Castilho.

Sustentabilidade

 

A diretora-executiva do JBB apresentou, ainda, os projetos das obras que estão em andamento: restaurante, praça de alimentação e loja de souvenir. ““Temos registrado um aumento significativo no número de visitantes e queremos atender cada vez melhor o nosso público. Os projetos estão alinhados à política do Jardim Botânico e todos os elementos compõem perfeitamente com o ambiente”, reforçou.

 

O vice-governador Paco Britto ressaltou o lado sustentável das construções, que preveem reutilização de materiais, redução de resíduos e utilização de energia renovável. “É possível sim crescer, evoluir, sem devastar, sem estragar, sem desprezar o meio ambiente. As mudanças acontecem, mas não podemos jamais esquecer que a preservação da flora e da fauna devem estar acima de todas as mudanças”, destacou.

Dia Internacional da Mulher

 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o evento no JBB também lançou o projeto de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria da Mulher para atender mulheres e meninas com o objetivo de proporcionar um contato maior com a natureza.

 

“É um projeto que vai conectar mulher e Cerrado para trazermos um significado diferente para mulheres e meninas que viveram alguma situação de violência, para que elas experimentem o Jardim Botânico e obtenham um novo significado para suas vidas, porque é isso que a natureza traz para nós”, explicou a secretária da Mulher, Éricka Filippelli.

 

O momento final da cerimônia foi o plantio simbólico de uma muda de Flamboyant ao lado das mulheres presentes na solenidade no Jardim Evolutivo.

Preservação e lazer

 

O secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelo Jardim Botânico de manutenção da biodiversidade e promoção de lazer para toda a comunidade. “É um privilégio Brasília ter um espaço como esse, pois é o que há de mais bonito e estruturado e possibilita grande conforto para os usuários”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente