Governo do Distrito Federal
12/09/17 às 11h52 - Atualizado em 19/01/23 às 10h28

Secretária Interina da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal

Marilia Marreco Cerqueira – Secretária Interina da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal

Graduada em biologia na Universidade de Brasília- UnB, com especialização em biomedicina e ecologia.

 

Funcionária pública, dedicou sua vida profissional à área ambiental, sempre exercendo cargos no âmbito do governo. Iniciou sua carreira na Secretaria Especial do Meio Ambiente – SEMA, vinculada ao Governo Federal. Coordenou vários projetos relacionados à poluição ambiental, particularmente, contaminação do meio ambiente por metais pesados e agrotóxicos.

 

Participou ativamente da elaboração de atos legais e normativos, como a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, a Lei dos Agrotóxicos, a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação- SINUC, dentre outras, além de Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA, principalmente na área de qualidade ambiental, padrões e critérios para água, ar e solo e licenciamento e controle ambiental.

 

Ocupou diversas funções de chefia no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA, inclusive como Diretora de Controle e Fiscalização. Exerceu a Presidência do IBAMA.

 

Foi Diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente- MMA, Assessora Especial e Chefe de Gabinete da Ministra de Estado do Meio Ambiente.

 

Coordenou a participação brasileira em Convenções Internacionais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA relacionadas à segurança química, bem como no Sub Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Mercosul- SGT-6. Foi Conselheira do CONAMA e representante do MMA em diversos colegiados.

 

Exerceu o cargo de Secretaria Executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal no período de 2019 a 2022. Atualmente responde interinamente pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF.