Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/17 às 19h00 - Atualizado em 30/10/18 às 11h32

Sema abre credenciamento para Pré-conferência de São Sebastião

COMPARTILHAR

Notícias

Inscrições poderão ser feitas até o dia do evento. Acesse o formulário clicando aqui

(Brasília, 22/5/2017) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) abre nesta segunda-feira (22) o credenciamento para a Pré-conferência Regional do Meio Ambiente de São Sebastião, em 3 de junho no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB). 

O regimento interno da conferência determina que as inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio eletrônico ou no local da Pré-conferência, tendo como prazo o início dos trabalhos, a critério do presidente da mesa. O credenciamento estará garantido por ofício e de forma antecipada, em caso de representações de governo. 

Conferência

A sociedade do Distrito Federal receberá em novembro a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017: Cuidando das Águas. A etapa preparatória para a realização do evento começa no dia 3 de junho, com a Pré-Conferência Regional da Bacia do São Bartolomeu, Bacia do São Marcos e Bacia do Paranoá. A fase abrange as comunidades do Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião.

Seis pré-conferências cobrem todo o território do DF. Os objetivos dessa fase são a discussão do texto-base da conferência, elaboração de propostas por representantes das regiões e a eleição de delegados para a etapa distrital, que acontecerá de 24 a 26 de novembro, em Brasília. A conferência tem como tema transversal a política de águas do território e suas interfaces com a gestão territorial e hídrica; uso econômico da água; educação ambiental, cidadania e participação; biodiversidade e cerrado; clima, e resíduos sólidos, saneamento e saúde.

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Coname do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH). O regimento interno prevê a elaboração do Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente, e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas).  

Local: IFB – Campus São Sebastião, na Área Especial 2, Q. 2 – São Sebastião.

Programação:

8h às 9h – Credenciamento 

9h – Abertura solene e Instalação da mesa diretora dos trabalhos.

9h30min – Grupos de Trabalho Temáticos: divisão dos participantes segundo eixos temáticos e priorização das propostas segundo Texto Base e Regimento Interno: 

Eixo 1 – Gestão Territorial e Gestão Hídrica.

Eixo 2 – Uso Econômico da Água.

Eixo 3 – Educação ambiental, cidadania e participação.

Eixo 4 – Biodiversidade e Cerrado.

Eixo 5 – Clima.

Eixo 6 – Resíduos sólidos, saneamento e saúde.

12h30min – Horário livre para almoço 

13h – Plenária nos eixos temáticos: Leitura das propostas priorizadas. Eleição de delegados para a Conferência Distrital de Meio Ambiente;

15h30 – Plenária Final e Encerramento.

Pré-conferência de São Sebastião será em 3 de junho. Foto: Isabella Formiga/G1.