30/04/18 às 15h59 - Atualizado em 30/10/18 às 11h01

Virada do Cerrado 2018 acontecerá nos dias 29 e 30 de junho

Coleta Seletiva e gestão de Resíduos Sólidos será tema deste ano. Primeira atividade com Comitê Criativo acontecerá no dia 9 de maio

A Virada do Cerrado acontecerá este ano nos dias  29 e 30 de junho, encerrando as atividades do “Junho Verde” em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A edição terá como tema central a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal e acontecerá simultaneamente em diversas regiões administrativas com ações socioambientais, educativas, esportivas e culturais.

A ideia da Virada é promover a educação ambiental para a população e estimular parcerias e conexões entre diferentes atores sociais para o desenvolvimento sustentável das regiões. Este ano, o foco é fortalecer a Coleta Seletiva no DF, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam nos galpões de triagem e possibilitando a inclusão de mais catadores de recicláveis no processo.

O Programa também adere à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (0NU) com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre eles a redução da desigualdade dentro dos países, o que inclui os catadores e a segurança nos padrões de produção e de consumo sustentáveis, com a educação ambiental e a gestão de resíduos.

A escolha do tema acontece em função do fechamento em 2018 do Aterro Controlado do Jóquei, conhecido como Lixão da Estrutural, maior lixão da América Latina.  Com o fechamento, o Aterro Sanitário de Brasília entrou em funcionamento e para garantir a vida útil do espaço o Governo de Brasília implementou a Coleta Seletiva, contratou organizações de catadores de material reciclável e colocou para funcionar galpões de triagem. Para tanto, a participação da população na correta separação dos resíduos é o primeiro passo para a Coleta Seletiva funcionar no DF.  O processo contribui para o acesso à cidadania, à oportunidade de renda e à inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

A apresentação da Virada do Cerrado será no dia 9 de maio, às 9h, na sala da Condetur, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com a presença dos Comitês Criativos Locais.

Edições anteriores

A Virada é um programa colaborativo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do DF em parceria com instituições e administrações espalhadas pelo DF, que promove ações continuadas de capacitação e sensibilização sobre o meio ambiente.

Em 2015 ocorreu a primeira edição da Virada do Cerrado com o tema Cidadania e Sustentabilidade, com uma estimativa de público em torno de 20 mil pessoas. O evento contou com 21 regiões participantes e 80 organizações da sociedade civil, além de voluntários. Foram aproximadamente 200 atividades, e em uma ação foram retirados 300 quilos de resíduos removidos de parques do DF.

Em 2016, o tema escolhido foi Mudanças Climáticas. A estimativa de público foi de 45 mil participantes, 29 regiões administrativas e 500 atividades. Já em 2017, o tema foi Água. Foram 340 atividades em 27 regiões administrativas e 30 mil pessoas envolvidas diretamente.

1ª Reunião da Virada do Cerrado 2018

Data: 9 de maio