14/06/24 às 17h10 - Atualizado em 14/06/24 às 17h10

Inova Summit 2024: Sema/DF revoluciona gestão ambiental com SISDIA

Evento, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, destaca o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia) e reúne mais de 150 startups e influenciadores de renome até 14 de junho

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF) está presente na quarta edição do Innova Summit, um dos maiores eventos da América Latina voltado à inovação e negócios. Neste ano, a convenção ocorre até 14 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada franca. Na oportunidade, a Sema/DF integra a trilha da sustentabilidade, onde apresenta o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), uma plataforma que armazena, atualiza e compartilha, de maneira integrada e segura, dados espaciais ambientais de todo o DF.

O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 6 milhões na realização do evento. A abertura oficial ocorreu na noite da última quarta-feira (12/6), com a presença do secretário de estado do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes; da vice-governadora, Celina Leão e de várias outras autoridades. O Innova Summit também conta com a participação de 150 startups, empreendedores e influenciadores de renome.

Na Sema/DF, trará ao evento sua expertise e projetos inovadores que têm sido fundamentais para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região. Durante o evento, serão abordadas questões cruciais como políticas de mitigação das mudanças climáticas, adaptação a novos cenários ambientais e o uso de tecnologias avançadas para a gestão territorial.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, enfatizou a importância da colaboração entre as instituições e a inovação tecnológica para enfrentar os desafios ambientais. “Nossa participação no Inova Summit 2024 é uma oportunidade única para compartilhar nossas experiências e aprender com outras iniciativas inovadoras. Estamos comprometidos em promover soluções sustentáveis e integrar tecnologias que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e a adaptação a novos cenários ambientais,” destacou Gomes.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial, Renato Santana, destacou a importância da presença do Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA) no evento. “A participação da Sema/DF no Inova Summit 2024 ressalta a importância da integração entre tecnologia e gestão ambiental, reforçando o compromisso do Distrito Federal com o desenvolvimento sustentável. A tecnologia está sendo utilizada para preservar o meio ambiente de forma eficiente. Nós temos uma plataforma de vanguarda que serve ao Distrito Federal e servirá ao Brasil e ao mundo”, ressaltou.

Além de várias palestras, o Inova Summit 2024 oferecerá workshops, painéis de discussão, exposições e sessões de pitch para startups, proporcionando um ambiente fértil para a criação de novas oportunidades de negócios. A área de exposição permitirá que empresas e startups mostrem suas inovações e soluções tecnológicas, conectando os participantes às novidades que estão revolucionando diversos setores.

O Innova Summit é uma realização do Instituto Conecta Brasil, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e da Caixa Econômica Federal.