30/08/24 às 13h48 - Atualizado em 30/08/24 às 16h56
Distrito Federal participa de encontro sobre práticas ambientais estaduais
Secretário de Meio Ambiente do DF apresenta ações locais como desocupação de áreas sensíveis, Educação Ambiental e a crise hídrica de 2017 em evento realizado pela Abema em São Paulo
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes e a Chefe da Assessoria Técnica da Sema/DF, Suzzie Valladares, participaram como palestrantes do Encontro de Boas Práticas Estaduais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que ocorreu no dia 29 de agosto na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O evento reuniu lideranças estaduais e juristas para discutir temas críticos e soluções aplicadas pelos Estados, como implantação de Agroflorestas, gestão de desastres climáticos e desmatamento.
Durante sua participação, a Sema/DF compartilhou a experiência do Distrito Federal na gestão de áreas ambientalmente sensíveis e o Programa Parque Educador. “O uso inadequado do solo é uma das principais causas de degradação ambiental. Recuperar áreas sensíveis é uma medida necessária para garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida das futuras gerações”, afirmou o secretário, ressaltando os desafios enfrentados pelo governo do DF para equilibrar o desenvolvimento urbano com a preservação do meio ambiente.
A Sema/DF também abordou a crise hídrica de 2017, que impactou severamente o Distrito Federal, com destaque para as lições aprendidas.
O evento da Abema, que contou com a presença de representantes de diversos estados, é uma oportunidade para a troca de experiências e o fortalecimento de políticas ambientais em nível nacional. “A cooperação entre os estados é essencial para enfrentar os desafios ambientais. O intercâmbio de boas práticas nos permite aprender uns com os outros e implementar soluções mais eficazes”, afirmou o secretário.
Ao final do encontro, espera-se que os participantes possam levar para seus estados novas perspectivas e estratégias para a gestão ambiental, baseadas nas discussões e nas experiências compartilhadas.
Por Rayssa Rios