Notícias
Fórum está organizado em oito grupos de trabalho e conta com 55 instituições. Elaboração do Plano de Recuperação do Cerrado no DF foi a prioridade do ano passado
(Brasília, 2/3/2017) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) disponibilizou nesta segunda-feira (6) na sua página na internet (www.sema.df.gov.br) o relatório de 2016 do fórum Aliança Cerrado. O documento pode ser acessado clicando na aba “colegiados” e escolhendo a opção do fórum.
Integram o grupo 55 instituições, e a elaboração do Plano de Recuperação do Cerrado no Distrito Federal foi a prioridade de 2016. Foram definidos mecanismos legais e financeiros, áreas prioritárias de recomposição florestal, bem como metas de reflorestamento para os próximos anos, além de ações para valorização cultural do cerrado e melhoria da pesquisa e gestão de unidades de conservação.
A aliança está organizada em oito grupos de trabalho: Legislação, Métodos e Pesquisas, Sistema de Informações, Comunicação, Sociobiodiversidade, Mecanismos Financeiros, Conservação e Educação Ambiental.
Fórum
O fórum é realizado em março, setembro e dezembro. O auge das atividades se deu nos dias 9 e 10 de setembro, nas celebrações da Virada do Cerrado. As reuniões de 2017 acontecerão em 24 de março, 15 de setembro e 1º de dezembro.
As atividades realizadas no Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses) geraram visibilidade para o espaço inaugurado há um ano no Jardim Botânico, informa o relatório. Receberam no dia público estimado de 500 pessoas de atividades no dia 9 de setembro, destaca o documento.
A proposta da aliança naquele ano foi levar ao público ações sobre conservação, recuperação e uso sustentável do cerrado. Na ocasião, foram assinados pelo governador Rodrigo Rollemberg os decretos do Programa Recupera Cerrado, do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado foram assinados pelo governador Rodrigo Rollemberg os decretos do Programa Recupera Cerrado, do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado e do projeto de lei para constituição da Fundação Jardim Botânico de Brasília, todos parte da proposta de estruturação da agenda ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF).
O decreto do programa Recupera Cerrado permite que instituições com passivos de compensação florestal façam adesão ao programa e que instituições especialistas em recuperação executem estes recursos com novas tecnologias de restauro da vegetação nativa do cerrado por meio de editais.
Para 2017, está previsto o lançamento do Plano Recupera Cerrado, composto pelo mapa de áreas prioritárias para recuperação de cerrado no DF e as metas de recuperação do bioma até 2030. Em fase final de elaboração, o plano contará com propostas de diversas metodologias de recuperação, indicadores de resultados e mecanismos financeiros para o incentivo a novas práticas de recuperação do cerrado.
Os membros da Aliança Cerrado são:
Mais informações:
E-mail: comunicacaosema@gmail.com
Telefone: (61) 3214 – 5611
Site: http://aliancacerrado.net/
Leia mais:
Políticas para exploração adequada de biomas ainda são insuficientes
Cerrado vivo pode contribuir para produção de água no DF
Cerrado do DF é protegido por cinco reservas biológicas
Proliferação desordenada indica desequilíbrio ambiental
Conheça a árvore capitão do cerrado
Instalação do Fórum Aliança Cerrado em 2015. Foto: Reprodução/Aliança Cerrado.