Notícias
Objetivo é integrar e dar visibilidade as diversas atividades que acontecerão simultaneamente nas regiões administrativas do Distrito Federal. As pessoas podem se cadastrar para participar da cobertura pelo site do evento
(Brasília, 17/8/2017) – A edição de 2017 da Virada do Cerrado terá comunicação colaborativa, com o objetivo de integrar e dar visibilidade as diversas atividades que acontecerão simultaneamente nas regiões administrativas do Distrito Federal. O público alvo para participar deste processo são todas as pessoas que possuam o intuito de colaborar com o meio ambiente na sua cidade. Os estudantes da área de comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas, cinema, design, audiovisual, comunicação organizacional e fotografia) também são bem-vindos.
O secretário do Meio Ambiente, André Lima, afirmou estar com boas expectativas para a edição deste ano. “Tenho certeza de que teremos muitas pessoas mobilizadas e integradas com o evento”, assinalou.
Para a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, Gabriela Barbosa Batista, as cidades do Distrito Federal têm um papel importante na proteção e sensibilização da população pela água. “As regiões tem o poder de estimular soluções políticas e econômicas que garantam o desenvolvimento urbano e o crescimento das áreas verdes, com uma gestão participativa e inovações tecnológicas”, explicou.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), a comunicação colaborativa é uma forma de trazer o olhar das pessoas que estão participando das atividades. Quem estiver interessado em colaborar, pode acessar o formulário de inscrição clicando aqui.
Programação
A programação completa da Virada do Cerrado foi apresentada nesta quinta-feira (17) durante a sexta reunião do comitê criativo. A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, destacou que a ideia da comunidade é tornar o bairro sustentável até 2030. Eles estão organizando a segunda feira ambiental, que será realizada dentro da Virada.
O biólogo e colaborador da Virada, Lucas Miranda, destacou que em Taguatinga vai acontecer uma gincana de coleta de lixo. A Virada acontecerá simultaneamente em 25 regiões administrativas do DF.
Confira a programação completa clicando aqui.
Comitê criativo da Virada do Cerrado. Foto: Murilo Lins/Sema-DF.
Colheita de sementes para corrida cuidando das águas
Na última terça-feira (15) uma equipe da Sema-DF recebeu 60 estudantes e professores das Escolas Waldorf Rudolf Steiner (São Paulo) e Moara (Brasília) na Universidade de Brasília (UnB) para promover a educação ambiental e coletar 2.000 sementes que serão entregues para quem completar a corrida cuidando das águas em 3 de setembro no Parque da Cidade. As inscrições serão abertas em breve.
A coordenadora de Educação Ambiental da Sema-DF, Juliana Pinto, explicou aos estudantes e professores o que é a Virada. “Nós pensamos em como poderíamos deixar um legado em Brasília que trouxesse uma consciência e sensibilização pelo bioma cerrado”, afirmou. “As atividades são de educação ambiental, mas também com uma pegada cultural e artística com shows, artesanato, envolvendo escolas e universidades”, ressaltou Juliana.
Lucas Miranda foi o coordenador da atividade e apontou que na UnB são encontradas árvores seculares como a copaíba, que deve ter entre 200 e 300 anos. “Aqui a gente se depara com muitas árvores típicas do cerrado, mas também existem as exóticas”, alertou. Miranda dividiu os estudantes em quatro grupos para eles poderem realizar a coleta.
Convite
O secretário do Meio Ambiente convidou todos os cidadãos do Distrito Federal para participar do momento de celebração com muitos shows, debates, arte, cultura, esportes e passeio. “É um momento muito importante de muita união, integração em prol da sustentabilidade do nosso cerrado e das nossas águas. É uma virada de consciência para que a gente consiga a cada ano melhorar as condições de vida de cada um em todo o Distrito Federal”, ressaltou o secretário.
Mais informações:
E-mail: comunicacaosema@gmail.com
Telefone: (61) 3214 – 5611
Secretário do Meio Ambiente, André Lima, durante a sua fala na reunião da Virada do Cerrado. Foto: Marcos Ramalho/Sema-DF.