A Sema vai fazer a sua parte, plantando quatro mil mudas no DF. Secretaria de Turismo vai plantar nas vilas olímpicas. Outras comunidades aderiram e também vão colaborar com a compensação
(Brasília, 29/11/2017) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) realiza dia 2 de dezembro (sábado) um mutirão de plantio na Bacia do Descoberto. O objetivo é compensar a emissão de dióxido de carbono equivalente aos três dias de atividades da Virada do Cerrado, em setembro.
Serão plantadas quatro mil mudas e sementes, doadas pelo Jardim Botânico de Brasília (JBB) e pelo Viveiro do Senado. Neste sábado, 936 serão plantadas na Bacia do Descoberto com a colaboração de alunos da Faculdade LS Educacional e do comitê criativo local de Brazlândia e cidadãos da comunidade.
Os produtores rurais do Descoberto também irão receber duas mil mudas e sementes da Sema. No mesmo dia, os comitês do Altiplano Leste e Santa Maria (nascente do ribeirão Santa Maria), farão o seu mutirão.
A Sema irá distribuir 1.410 mudas para os demais comitês criativos locais da Virada e 1.500 para as escolas públicas. Em Brazlândia (chácara Santa Rosa) e Ceilândia (trecho 3 do Sol Nascente) os movimentos sociais realizarão plantios em 30 de novembro.
O comitê da Virada em Planaltina (Cerpis) realizará vários plantios a partir de 3 de dezembro, e em Samambaia (Parque do Cortado) as lideranças realizarão o seu mutirão em 5 de dezembro. Já as comunidades do Paranoá (Parque Vivencial) e de Taguatinga (Parque Saburo Onoyama) plantarão mudas em 10 de dezembro.
As secretarias de Agricultura (Seagri), de Esporte, Turismo e Lazer e a Novacap são parceiros da iniciativa. A Novacap e a Seagri estão oferecendo maquinários e insumos, enquanto a Secretaria de Esporte realizará plantios em oito vilas olímpicas.
Mutirões
O mutirão de plantio da Virada do Cerrado foi criado em 2015, logo após a primeira edição do encontro. Esta é a continuidade do programa com ações de compensação das emissões de carbono equivalente geradas pela realização dos dias de atividades da Virada.
O propósito dessa ação é, além de promover a recuperação do bioma cerrado e de suas funções ecossistêmicas, sensibilizar e mobilizar a sociedade brasiliense acerca dos temas socioambientais, especialmente aquelas pessoas que querem ajudar, mas não têm atuação ou familiaridade com esses temas.
Espécies que serão plantadas:
Açaí do Pará;
Amendoim bravo;
Angico;
Angico jacaré;
Angico peregrina;
Aroeira;
Aroeira pimenta rosa;
Braúna;
Buriti;
Cagaita;
Capitão do cerrado;
Castanha do maranhão;
Cedro;
Chicha;
Copaíba;
Fava bolota;
Fedegoso;
Ingá de metro;
Ingá mirim;
Ipê amarelo chrysotricha;
Ipê amarelo serratifolius;
Ipê branco;
Ipê caraíba;
Ipê rosa;
Ipê roxo;
Ipê verde;
Jacarandá da Bahia;
Jacarandá mimoso;
Jamelão;
Jatobá do cerrado;
Jenipapo;
Jerivá;
Jussara;
Mirindiba;
Oiti;
Paineira rosa;
Pajeú;
Pequi;
Piper;
Tapiá;
Tingui;
Urucum.
Mais informações: O plantio será realizado das 8h30 às 12h30 no Incra 9, reserva biológica da orla do lago Descoberto, que fica ao lado da barragem, em Brazlândia.
E-mail: comunicacaosema@gmail.com
Telefone: (61) 3214 – 5611