Com informações da Agência Brasília
Líderes religiosos que participaram do seminário internacional Águas pela Paz, reuniram-se, na sexta-feira (12), com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
Participaram do encontro o líder espiritual Sri Prem Baba e o dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os dois religiosos chegaram a um consenso sobre a importância do recurso hídrico. A intenção é criar uma união inter-religiosa para fortalecer o debate em todos os sentidos.
Sri Prem Baba estendeu o pedido ao Vaticano, com a proposta de enviar uma carta ao papa Francisco sobre a importância do tema, além de uma cópia da Carta Águas pela Paz, que está sendo produzida no Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, iniciado nessa quinta (11) em Brasília. Estavam presentes também o secretário do Meio Ambiente, Igor Tokarski, e a subsecretária de Serviços Ecossistêmicos da pasta, Nazaré Soares.
O 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade – Águas pela Paz começou na tarde de quinta-feira (11), no Museu Nacional da República, com uma programação que se estende até domingo (14), pela internet. Painéis e oficinas foram encerrados na sexta-feira à noite com um ato ecumênico liderado por Sri Prem Baba.
Ato ecumênico encerra seminário internacional – Foto Agência Brasil
Nas atividades realizadas durante a sexta-feira, todas as manifestações demonstraram a necessidade de as comunidades locais e as autoridades globais compreenderem a necessidade do diálogo e a articulação de todos os interesses em torno da água. Para tanto, afirmaram especialistas – da Holanda, Portugal, Estados Unidos e Brasil – é preciso que seja reconhecido o acesso à água como um direito fundamental do ser humano.Três painéis e quatro oficinas promoveram o tema sobre os aspectos da paz, do imaginário, da resolução de conflitos. E uma especificamente tratou de elaborar a carta que está sob avaliação pública.
ÁGUAS PELA PAZ PROPÕE ALIANÇA MUNDIAL EM PROL DOS RECURSOS HÍDRICOS
Em dois dias, foram discutidas diversas vertentes relacionadas à água e à dela com o ser humano e o meio ambiente.
A Carta Águas pela Paz, que ainda poderá receber contribuições on-line, será apresentada como contribuição ao 8º Fórum Mundial da Água e ao Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama 2018). Ambos os eventos ocorrem em março em Brasília.