Espaço será dividido com Seagri, Emater, Ceasa, Brasília Ambiental e CBMDF
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Distrito Federal vai apresentar na feira de agronegócios AgroBrasília, ações que vem executando no âmbito do Projeto CITinova pela sustentabilidade no DF. O evento tem início nesta terça-feira, 17, e segue até o sábado, 21 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci.
“A presença da Sema na Agrobrasília, com os projetos-piloto desenvolvidos pela secretaria voltados à questão do clima, da água, da agrofloresta, mostram que agricultura e meio ambiente cada vez mais caminham de mãos dadas. E isso é fundamental, tanto para garantir o suprimento de água e os benefícios da natureza, como também, para promover uma agricultura sustentável, que é o objetivo que queremos alcançar no Distrito Federal”, destaca o secretário do Meio Ambiente do DF, Sarney Filho.
A Sema/DF vai dividir o estande de 200 m2 com a Secretaria de Agricultura (Seagri), Emater, Ceasa, Brasília Ambiental e o Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). No local, estão programadas reuniões institucionais, exposições, rodas de conversa, exibição de vídeos e distribuição de material educativo, além de animação com tema ambiental para as crianças na sexta e sábado.
Temas abordados no Projeto CITinova pela Sema serão expostos na feira, desde a recuperação de nascentes em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e de recarga hídrica, até a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) mecanizados em áreas rurais do DF. O Sistema de Informações Ambientais (Sisdia), estratégias de adaptação e mitigação às mudanças do clima e ações implementadas no âmbito do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) também serão apresentados e debatidos.
Cidades Sustentáveis
Para a coordenadora executiva do CITinova, Nazaré Soares, a expectativa é de que a participação no evento contribua para a ampliação das políticas ambientais voltadas à área rural e consolidação de ações sustentáveis com foco na proteção da água e na implantação de uma agricultura de baixa emissão de carbono.
“Será uma excelente oportunidade para construir diálogos com a sociedade, considerando o grande número de visitantes que o evento recebe”, afirma a subsecretária de Assuntos Estratégicos da Sema, Márcia Coura.
CITinova – É um projeto multilateral executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos do Global Environment Facility (GEF) e implementação a cargo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A execução no DF se dá por meio da Sema, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Atividades da Sema/DF na AgroBrasília
Terça-feira (17/05)
11h – Roda de Conversa: Recuperação de Nascentes, APPs e áreas de recarga
14h – Roda de Conversa: Sistemas Agroflorestais (SAFs) mecanizados
Quarta-feira (18/05)
9h – Roda de Conversa: Portal do Sisdia
19h – Reunião Técnica da Câmara do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR)
Quinta-feira (19/05)
14h30 – Reunião da Câmara Técnica de Mudança do Clima
Sexta-feira (20/05)
9h – Roda de Conversa: Combate ao Fogo do Cerrado
Sábado (21/05)
9h – Roda de Conversa: Portal do Sisdia
11h – Roda de Conversa: Recuperação de Nascentes, APPs e áreas de recarga
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Meio Ambiente