Notícias
Programa Recupera Cerrado modernizou a legislação para estimular financiamento e adesão de instituições especializadas no restauro de vegetação nativa do Cerrado
(Brasília, 19/5/2017) – O Cerrado desempenha um importante papel relacionado à manutenção da vida que ultrapassa sua região de domínio, influenciando no equilíbrio dos demais biomas e exercendo funções ecossistêmicas relacionada aos ciclos hidrológicos e manutenção do clima. A despeito de sua importância, o Cerrado é considerado um dos biomas mais ameaçados: dados do Programa de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros estimam que até 2011 apenas 50% da cobertura de vegetação nativa do bioma subsistia. Na capital, a dinâmica de supressão do Cerrado se repete: já em 2002, a avaliação multitemporal da ocupação do solo realizada pela UNESCO indicou que 44 anos após o início de sua ocupação, o Distrito Federal havia perdido 57.65% da sua cobertura vegetal original.
O Programa Recupera Cerrado, instituído em 2016, modernizou a legislação para a promoção da recomposição e monitoramento da vegetação nativa nas áreas definidas como prioritárias para a conservação e recuperação. Por um lado, a adesão ao programa pelos empreendedores com passivos de compensação florestal permitirá a quitação de suas obrigações por intermédio do financiamento aos editais de apoio ao Recupera Cerrado; por outro, instituições especializadas em recuperação no Distrito Federal poderão executar tal recurso na implantação de projetos-piloto que utilizem métodos eficientes de recomposição da vegetação nativa do Cerrado.
O estimulo às práticas inovadoras de restauração da vegetação nativa no DF e o desenvolvimento de mecanismos financeiros capazes de subsidiá-las ganham força e diretrizes com o Plano de Recuperação do Cerrado no Distrito Federal, disponível para a contribuição da sociedade brasiliense até o dia 31 de maio de 2017.
Conheça, divulgue e contribua com essa iniciativa acessando o site da Aliança Cerrado.
Mais informações:
E-mail: comunicacaosema@gmail.com
Telefone: (61) 3214 – 5611
Caliandra (Calliandra dysantha). Foto: Evando F. Lopes/Sema-DF.