Foto: Marcus Paredes/Brasília Ambiental
Ficar em casa pode ser divertido e pedagógico. Foi apostando nisso que a equipe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental disponibilizou online em PDF o jogo de cartas, da coleção Eu amo Cerrado, divididas em duas formas de brincar: Memória e Pirá-Brasília – instrumentos de lazer e educação ambiental para adultos e crianças.
“Neste momento em que temos que ficar em casa para a preservação da nossa saúde, da família e dos outros – e também em que não podemos desfrutar o meio ambiente, ela {natureza} pode vir até a nós, por intermédio destes jogos”, afirma Marcus Paredes, chefe da Educ.
O jogo da Memória foi idealizado pela Louise Amand Kaiser, ativista ambiental, que apoiou a criação e seleção de imagens a partir da coleção de cartazes e folders, criada pela equipe da Educ. Ganha o jogo quem conseguir formar o maior número de pares, a partir do embaralhamento das cartas. É possível usar número de cartas reduzido, dependendo do tempo e quantidade de pessoas que vão participar da brincadeira.
Foto: Marcus Paredes/Brasília Ambiental
Interagindo com material, a equipe da Educ percebeu que poderiam existir outras formas de jogar. “Assim, surgiu a vontade de fazer um manual explicando o uso do jogo e incentivando a criatividade das pessoas para inventar outras possibilidades de uso das cartas”, lembra a analista de atividades ambiente e coordenadora do Projeto Eu Amo Cerrado, Mariana Ferreira dos Anjos.
O jogo de cartas consiste em 32 pares, sendo que as imagens de seis pares são peixes, de nove pares são árvores, e de 17 são frutos, todos do Cerrado. O conteúdo das cartas não possui toda coleção, que conta com mais de 300 espécies registradas. A equipe da Educ estima que a partir do site https://www.euamocerrado.
Foto: Marcus Paredes/Brasília Ambiental
Peixe – As mesmas 64 cartas podem ser utilizadas para jogar o Pirá-Brasília, nome que homenageia o pequeno peixe endêmico do DF, ameaçado de extinção. Esta sugestão de jogo é inspirada no Jogo do Mico, que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. A diferença é que, no primeiro, quem fica com o Mico é o perdedor, e, no Pirá-Brasília, quem fica com a carta do Pirá é o vencedor. “O objetivo é descartar todos os pares e finalizar o jogo com a carta Pirá-Brasília em mãos. Esse jogador tem a possibilidade de salvá-lo e preservá-lo”, explica Mariana, ressaltando o caráter lúdico e educativo da brincadeira.
A equipe da Educ ressalta que, além da diversão, essas formas sugeridas de utilizar as cartas promovem o conhecimento das espécies de fauna e flora do Cerrado e contribuem para a criação da consciência de preservação do bioma, incentivando também a memorização, principalmente das crianças, de criarem relações entre as imagens, nomes populares e científicos do bioma Cerrado.
O material lúdico ambiental está disponível para download no endereço: http://www.ibram.df.