Em 2024, o Instituto Amazônia no Cerrado, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação e de Meio Ambiente do Distrito Federal, realizou o I Concurso de Redação Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis. A iniciativa teve como objetivo inspirar os estudantes do 9º ano da rede pública de ensino a refletirem sobre temas cruciais do Brasil contemporâneo, com foco nas questões ambientais, como a ação humana na natureza e as mudanças climáticas.
O concurso contou com a participação ativa de diversos alunos, que foram guiados por seus professores em um trabalho pedagógico significativo. Essa interação resultou em produções textuais ricas e variadas, que evidenciam a capacidade crítica dos jovens ao abordar problemas complexos e presentes no cotidiano.
Os textos apresentados destacaram a valorização dos biomas Amazônia e Cerrado e a urgência em enfrentar desafios como as queimadas, o desmatamento, a exploração desenfreada e os efeitos da agropecuária extensiva. As reflexões também apontaram para o impacto das mudanças climáticas e para a necessidade de ações coletivas e políticas públicas efetivas para a preservação ambiental.
Ao abordar temas alinhados com o Currículo em Movimento do Distrito Federal, especialmente no eixo transversal de Educação para a Sustentabilidade, o concurso reafirmou o papel do ensino em formar cidadãos críticos e protagonistas. As produções textuais dos estudantes não apenas expressam suas leituras do mundo, mas também a forma como eles reinterpretam e transformam essas percepções em palavras.
Como destacou Paulo Freire, “a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura de mundo, mas por uma certa forma de escrevê-lo”. Assim, essa coletânea de redações oferece ao leitor um olhar singular sobre os desafios ambientais enfrentados por nossa sociedade e o compromisso de uma nova geração em propor soluções para um futuro mais sustentável.