A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, em conformidade com o Decreto 12.960/1990, orienta a sociedade civil sobre a criação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente do Distrito Federal (COMDEMAS). O principal objetivo dessas comissões é promover a participação da sociedade civil organizada junto às Administrações Regionais (RAs) nos processos de planejamento, controle e fiscalização do uso racional dos recursos ambientais locais, visando à preservação e à melhoria da qualidade de vida da comunidade.
De acordo com o referido Decreto, os Administradores Regionais são membros natos e possuem a atribuição de conduzir os trabalhos das COMDEMAS. Atualmente, estão em atividade seis comissões nas seguintes regiões: Candangolândia, Sobradinho II, Ceilândia, Estrutural, Brazlândia e Guará.
Informamos que estão em processo de chamamento as cidades de Paranoá, Plano Piloto, Jardim Botânico, Arapoanga, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Água Quente e Arniqueiras. Adicionalmente, as cidades de Sobradinho, Bandeirante, Cruzeiro, Vicente Pires e Planaltina já estão se orrganizando para o chamamento.
Convidamos todos os interessados a procurar a Administração da sua cidade para obter mais informações e participar ativamente desse importante processo.