6/06/24 às 20h50 - Atualizado em 6/06/24 às 22h17

Conexão Ambiental: Semana do Meio Ambiente inicia com ampla programação educativa e assinatura de importantes Termos de Cooperação

Evento promovido pela Sema/DF destaca a importância da conservação ambiental e práticas sustentáveis com uma série de atividades gratuitas para a comunidade
Na manhã desta quinta-feira (6/6), foram iniciadas as atividades do evento Conexão Ambiental, alusivo à Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF). Com o objetivo de engajar e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental e das práticas sustentáveis, a programação se estenderá até domingo (9), com diversas atividades gratuitas no estacionamento 12 do Parque da Cidade.
A abertura oficial do evento ocorreu às 9h45. Compuseram a mesa da solenidade: a vice-governadora, Celina Leão; o secretário de estado do meio do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes; o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer; o diretor-presidente do Jardim Botânico de Brasília, Allan Freire; a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; os deputados distritais Daniel de Castro e Martins Machado e a reitora da UnDF, Simone Benck.
Um dos destaques do dia foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Programa Parque Educador. Este acordo entre a Sema/DF, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Instituto Brasília Ambiental visa a continuidade do programa, que desenvolve atividades pedagógicas nas Unidades de Conservação e Parques Ecológicos, pautadas na Educação Ambiental e Patrimonial. As atividades incluem trilhas guiadas, oficinas e palestras, atendendo mais de 15 mil estudantes de escolas públicas.
O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, elogiou o sucesso alcançado no 1º dia do evento e destacou a união de esforços entre os órgãos do GDF. “A energia e o entusiasmo demonstrados pelos participantes no primeiro dia do evento foram excepcionais. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para promover uma maior conscientização e engajamento em relação à preservação ambiental. A Conexão Ambiental marca a união de esforços entre órgãos do GDF, instituições e a sociedade civil”, comentou.
A programação também contou com o lançamento de importantes iniciativas. O Projeto Flor do Cerrado, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental (Idras) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), visa a implementação de um centro de educação socioambiental para reverter o desmatamento e promover a agenda 2030. Além disso, foram apresentados vídeos pedagógicos do Parque Educador Digital, produzidos para disseminar práticas pedagógicas sobre temas como Cerrado, mudanças climáticas, água e biodiversidade.
A vice-governadora, Celina Leão, destacou o compromisso do GDF para o cumprimento efetivo das metas pré-determinadas, com objetivo de preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. “Esta é uma  semana de muitas atividades importantes aqui no Parque da Cidade, inclusive com a assinatura deste convênio (Parque Educador), onde participam 5 mil crianças de forma direta, visitando as nossas Unidades de Conservação Ambiental. A nossa  ideia é ampliar este projeto, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações”, comentou.
Durante a manhã, foram realizadas atividades de conscientização com estudantes, incluindo teatro e contação de histórias. Às 10h, foi exibido o vídeo institucional do Programa Parque Educador, seguido de falas das autoridades presentes. O evento contou ainda com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Sema e a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UNDF), visando a cooperação em programas de preservação ambiental e educação.
A Semana do Meio Ambiente continua até domingo (9), com eventos voltados para a educação ambiental e a promoção da sustentabilidade. No sábado (8), será realizada a cerimônia de inauguração da Usina Pública de Energia Fotovoltaica, no Parque Ecológico de Águas Claras. Ainda no sábado, o bloco Eduardo e Mônica se apresenta no estacionamento 12 do Parque da Cidade. No domingo (9), o encerramento será marcado pela apresentação do relatório de mudas nativas plantadas, o Circuito Mountain Bike X Conexão Ambiental e a apresentação luxuosa da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.