O Secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, está representando o GDF na Semana do Clima, em Salvador. O evento, organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, acontece em diferentes regiões do mundo, como preparação para a Conferência das Partes, que ocorre no fim do ano. Na capital baiana, o encontro, que vai de 19 a 23 de agosto, reúne os países da América Latina e do Caribe.
Nesta terça, 20, o Secretário participou, a convite da ONU, do painel Estratégias de Colaboração para Implementação e Fortalecimento das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas). Foram formadas mesas de discussão, cada uma delas em torno de um membro de governo subnacional (estado ou município) e complementadas por representantes de diversos setores, como o setor privado e a sociedade civil organizada.
A mesa conduzida pelo Secretário contou com participantes de Peru, Equador, Honduras, Costa Rica e Guatemala. Foram pautadas diversas questões, como a situação atual de governança multinível na região e as especificidades locais, com foco nas dificuldades e perspectivas de cada país quanto à implementação do compromisso nacional voluntário perante o Acordo de Paris.
“A SEMA-DF está totalmente engajada nos compromissos assumidos internacionalmente, além de reconhecer a importância de desenvolver ações efetivas a nível subnacional”, garantiu Sarney Filho. “Assim, uma das nossas prioridades é realizar esforços para neutralizar as emissões do DF. Se cada estado fizer a sua parte, o Brasil conseguirá alcançar seus compromissos”, afirmou.
Dentre as mensagens que resultaram do debate, teve destaque a importância da ONU apoiar os esforços subnacionais para o combate às mudanças climáticas. Foi reforçada, também, a importância da inclusão da questão de igualdade de gênero no âmbito das políticas voltadas para o clima.
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Meio Ambiente do DF