29/09/23 às 16h43 - Atualizado em 29/09/23 às 16h50

Lançado chamamento público para manutenção de Áreas de Cerrado em Recuperação no DF

O presente Edital tem por objeto chamamento público de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para manutenção de áreas de Cerrado em recuperação no Distrito Federal

Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

Com objetivo de realizar ações de manutenção em plantios de recuperação do Cerrado no Distrito Federal, o Fundo Único do Meio Ambiente do DF, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF), lançou chamamento público de Organizações da Sociedade Civil (OSC), nesta sexta-feira (29), para executar o projeto “Manutenção de áreas de Cerrado em recuperação”. A íntegra do edital e seus anexos encontram-se divulgados no sítio da SEMA: sema.df.gov.br.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, o desenvolvimento de florestas urbanas ajudam a reduzir as vulnerabilidades do Distrito Federal no que diz respeito aos efeitos desastrosos causados pela mudança de clima. “O governo do Distrito Federal, por meio da Sema, elaborou em 2021, o Plano de Enfrentamento aos Impactos Adversos da Mudança Global do Clima para Reduzir as Vulnerabilidades e Ampliar a Adaptação no Distrito Federal”, esclarece.
  Para a chefe da Assessoria Especial da Subsecretaria de Assuntos Estratégicos da SEMA/DF, Flávia Ilíada, o sucesso da recuperação da vegetação, com plantios de espécies do cerrado, depende do compromisso com a conservação. “A manutenção dessas áreas plantadas pelo CITinova é uma etapa fundamental na consolidação dos plantios, pois contribuem para o êxito dessa ação que impacta em importantes frentes da agenda ambiental: recuperação do cerrado, segurança hídrica e combate às mudanças do clima”, explica.
        O projeto originou-se dos esforços realizados entre os anos de 2020 e 2023 pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, através do  Projeto CITinova – Cidades Sustentáveis, que oferece o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável.
Requisitos para Habilitação
Os requisitos para habilitação da Organização da Sociedade Civil (OSC), bem como demais informações pertinentes estão descritos no edital  de chamamento, que se encontra no site: https://www.sema.df.gov.br/. Os interessados têm até 30 dias contados da publicação deste edital no Diário Oficial do Distrito Federal, para o envio da ficha de inscrição e da proposta, através do e-mail:  funam@sema.df.gov.br.
Link para acesso do edital aqui: