Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/24 às 15h36 - Atualizado em 8/04/24 às 9h25

Parque Ecológico do Guará Celebra 119 Anos de Ezechias Heringer com Evento Memorável

Por Rayssa Rios (Sema/DF)

 

O Parque Ecológico do Guará foi palco, nesta sexta-feira (5/4), de um evento em homenagem póstuma ao 119º aniversário de Ezechias Heringer. A celebração, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da população, incluiu várias atividades simbólicas.

O evento começou com uma trilha pelo Grupo Caminhadas Brasília, seguida pela abertura com falas das autoridades. Um ponto alto foi o plantio simbólico e a instalação de uma placa de homenagem ao lado da muda de ipê. O anúncio do lançamento de um livro sobre a vida e obra de Heringer, junto com uma exposição de fotos, enriqueceu ainda mais o evento.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, destacou a importância de Heringer. “De fato, Ezechias é ímpar na história ambiental do DF, pois é o nosso precursor. Ele aqui conseguiu catalogar várias orquídeas endêmicas e a população precisa saber disso. Ele foi, de fato, um ambientalista e cientista, uma referência para todos nós”, comentou.

O diretor presidente do Jardim Bontânico de Brasília (JBB), Allan Freire, expressou sua admiração. “Para nós, é uma alegria estar neste evento. Ele foi uma pessoa que, antes mesmo de Brasilia crescer tanto, já pensava no meio ambiente, separando áreas para a preservação ambiental. É uma referência ambiental para nós. No Jardim Botânico, temos o exemplo disso, que é o nosso Herbário Ezechias Heringer, e estamos cuidando dele com muito zelo”, lembrou Freire.

Para o administrador da região administrativa do Guará, Artur Nogueira, foi um evento de grande relevância para a cidade. “É um presente para nossa cidade e vamos celebrar esse legado com várias ações, incluindo o plantio de árvores”, destacou.

O evento foi finalizado com o cantar dos parabéns, celebrando não só a vida de Heringer, mas também seu impacto duradouro na conservação ambiental do DF.