Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/01/24 às 15h40 - Atualizado em 18/01/24 às 15h43

Projeto Castra-DF chega ao Paranoá: mil vagas para castração gratuita de cães e gatos abertas a todos os moradores do DF

O projeto Castra-DF, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF), realizará o cadastramento de cães e gatos para castração gratuita, nos dias 19 e 20 de janeiro (sexta-feira e sábado), das 8h às 14h, no ginásio coberto, ao lado da Administração Regional do Paranoá-DF. Serão mil vagas para cães e gatos – metade para cada espécie. As senhas serão entregues por ordem de chegada. O serviço é aberto a todos os moradores do Distrito Federal.


Esta é a segunda campanha do projeto Castra-DF. A primeira ocorreu em Planaltina, em novembro de 2023, e atendeu mais de 600 animais. Para o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o projeto não apenas torna acessível a intervenção veterinária, mas também cria oportunidades para a população. “O Castra-DF também levará capacitação profissional aos tutores, disponibilizando cursos voltados à área pet para a população”, comenta.


O tutor interessado deve apresentar documento oficial com foto e ter 18 anos ou mais, sendo que não é necessário levar o pet até o local. Serão cadastrados dois animais por CPF. O cadastro não garante a participação no projeto. As inscrições serão analisadas e o resultado deve ser publicado até o dia 22 no site da Secretaria do Meio Ambiente da Proteção Ambiental (Sema-DF).


As cirurgias ocorrerão entre os dias 23 e 29 nas carretas do projeto. Antes do procedimento, os animais selecionados passarão por exames pré-operatórios como hemograma e eletrocardiograma. As testagens são gratuitas e servem para identificar se o cão ou gato está em condições aptas para a castração. As datas e os horários serão comunicadas pela equipe do projeto.


Conforme a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), a população da região administrativa é de 69.858 pessoas, sendo 51,9% do sexo de nascimento feminino e idade média de 30,8 anos. Segundo o estudo, em 2021, 41,3% dos domicílios tinham pelo menos um animal de estimação, sendo que mais de 30% dos pets eram cachorros e, 10,5%, gatos.

Profissionalização

 

Além do cuidado com os bichinhos, o projeto Castra-DF também levará capacitação profissional aos tutores. Os cursos são voltados à área pet, com temas como administração e gestão pet; cuidador e passeador, banho e tosa, hospedagem e confeitaria para pets. Para participar, basta se cadastrar no site do projeto e se inscrever no curso de interesse.