Secretaria de Meio Ambiente com informações da Embrapa
A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam, na próxima segunda-feira (26), às 8h, o Seminário “A Transformação pela Bioeconomia”, no auditório do Sebrae Nacional. Produtores rurais, empreendedores, estudantes e cooperativas poderão acompanhar debates sobre soluções tecnológicas e a bioeconomia.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do DF, Igor Tokarski, a programação contará com uma contextualização sobre o tema, ainda desconhecido da maior parte da população, além da apresentação de casos de sucesso. “Debateremos como o mundo e o Brasil estão vendo a Bioeconomia e quais são as potencialidades do Distrito Federal para o tema, que tem tudo para ser grande vocação econômica para a região”.
Os projetos que serão apresentados mostrarão o uso do feromonio sexual do percevejo da soja, como transformar o óleo em energia renovável, o cultivo do maracujá pérola do cerrado, e a conservação da biodiversidade brasileira em paisagens de múltiplos usos.
O encontro, segundo o secretário de Inovação e Negócios-SIN da Embrapa, Vitor Mondo, prospectará soluções tecnológicas inovadoras que possam transformar o conhecimento e apresentará tecnologias em inovação para áreas da economia brasileira, visando promover ações para atender agenda do empreendedorismo regional.
O seminário conta também com o apoio do Sebrae, ABDI e TechMall. O evento é aberto à população e as inscrições podem ser feitas no dia do evento.
Potencial da bioeconomia
A bioeconomia surge como um direcionador e uma oportunidade para inovação, pois engloba a produção de alimentos, materiais e energia a partir da utilização e/ou processamento de recursos biológicos renováveis. Há uma expectativa que contribua com soluções para os grandes desafios globais, como o aumento da população, a urbanização, o uso e degradação dos recursos naturais, as mudanças climáticas, a substituição de recursos fósseis, a segurança alimentar, e a saúde da população. Importante destacar que a bioeconomia poderá fortalecer a relação entre agricultura e indústria, com agregação de valor e aproveitamento do potencial de multifuncionalidade da agricultura.
Programação
08h – Recepção dos participantes
08h30 – Abertura
09:30 – Mesa redonda – apresentação de cases “soluções tecnológicas e a bioeconomia”
09h40 – Projeto Bem diverso – Parceria Cooperativa Grandes Sertões
10h – Projeto Maracujá Pérola do Cerrado – Produção no DF
10h20 – Uso de feromonio sexual do percevejo da soja – Parceiro ISCA
10h40 – Projeto MOVER (Meu óleo vira energia renovável) – CAESB
11h – Debate
12h – Encerramento
Seminário – A Transformação pela Bioeconomia
Data: 26 de março de 2018
Horário: 8h às 13h
Local: Auditório do Sebrae Nacional – SGAS 604/605 – Brasília, DF